EUA

Trump quer definir fim do confinamento sem consultar governadores

Furioso, o presidente Donald Trump, esbravejou para quem quisesse ouvir: “é o presidente dos Estados Unidos quem decide!”. Determinado a ter a última palavra sobre o fi m do confinamento, o presidente Donald Trump parece disposto a confrontar os governadores, correndo o risco de criar confusão entre os cidadãos.

Após os primeiros sinais positivos em torno da COVID-19, ligados à estabilização da taxa de infecções, o debate rapidamente se voltou para como relaxar as regras de isolamento, sem deixar de prestar atenção a uma possível reativação da pandemia. O presidente republicano, que não forneceu detalhes sobre o cronograma que planeja, deve em breve anunciar a composição de seu “Comitê de Reabertura” do país.

Embora já tenha assegurado que nem sua filha Ivanka, nem seu genro Jared Kushner integrarão esse grupo, as formas e os objetivos dessa nova estrutura ainda são bastante incertos. No momento, sua disposição de tomar todas as decisões da Casa Branca, depois de semanas destacando a responsabilidade dos governadores pelas deficiências diante da pandemia, gera muitas tensões.

“Quando alguém é presidente dos Estados Unidos, sua autoridade é total… Os governadores sabem disso”, disse Trump na segunda-feira. A resposta dura do governador de New York, Andrew Cuomo, foi rápida. “A posição do presidente é simplesmente absurda. Isso não é o que diz a lei. Não é o que diz a Constituição. Nós não temos um rei, temos um presidente”, declarou numa entrevista à CNN na terça-feira, 14.

“Cuomo tem ligado diariamente, às vezes a cada hora, para pedir tudo”, reagiu o presidente através do Twitter. “Eu fiz tudo por ele e por todos os outros, e agora ele parece querer independência! Isso não vai acontecer!”. O titular da Casa Branca certamente pode definir o tom, definir o rumo, mas o sistema federal dá aos governadores de todos os 50 estados o poder de adotar ou levantar medidas obrigatórias de contenção.

E, por enquanto, o que Trump fez é emitir recomendações para o distanciamento social até o final de abril. “O presidente não tem autoridade legal para anular as decisões de confinamento em nível estadual ou reabrir escolas e pequenas empresas”, disse Stephen Vladeck, professor de direito da Universidade do Texas.

“Nenhuma disposição constitucional lhe confere tal autoridade”, acrescentou. A Constituição diz que os poderes não atribuídos especificamente ao governo federal ou ao presidente são reservados a todos os 50 estados. Em uma emergência federal, como a que Trump declarou em 13 de março, os poderes presidenciais aumentam: ele pode mobilizar fundos federais, mobilizar tropas e ordenar que as empresas ajudem a resolver a situação.

Enquanto isso, agências federais, como o Departamento de Saúde e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), também têm o poder de declarar quarentenas em estados e localidades para combater epidemias. Mas na emergência da Covid-19, os executores do distanciamento foram governadores e prefeitos, ordenando o fechamento de escolas e empresas ou o uso de máscaras.

“O presidente supervaloriza muito sua autoridade constitucional … ele não pode forçar os governadores a abandonar as medidas de proteção à saúde”, afirmou Mark Rozell, reitor da escola de política e governo da Universidade George Mason. Então, o que Trump poderia fazer é favorecer ou prejudicar alguns estados na entrega de fundos federais e outros recursos, favorecendo os governadores que o seguem e negando ajuda àqueles que não estão do seu lado.

Deixe um comentário

WordPress Ads