EUA

Trump quer adiar eleição presidencial

Em uma publicação no Twitter, Trump disse que “votação universal pelos correios” irá tornar a eleição de novembro “a eleição mais imprecisa e fraudulenta da história” e uma “grande vergonha para os EUA”. O presidente também questionou: “adiar a eleição até que pessoas possam votar de forma correta e segura?”.

Não há evidências que comprovem a fala de Trump, que há tempos defende que o método é suscetível a fraudes e que se recusa a dizer se irá aceitar os resultados oficiais caso seja declarado perdedor. Diversos membros da oposição também usaram as redes sociais para criticar o ato. “Um presidente em exercício está vendendo mentiras e sugerindo o adiamento da eleição para se manter no poder”, disse o deputado democrata Dan Kildee.

“Não deixam isso acontecer. Cada americano — republicano, independente ou democrata — deve ir contra este completo e ilegal desrespeito do presidente à Constituição”. “Não há como o @POTUS adiar a eleição. Não deveríamos deixar ele nos distrair de sua incompetência com a #COVID19”, disse o senador democrata Tom Udall, marcando a conta oficial do presidente.

O processo de eleição citado por Trump na publicação, conhecido como “mail-in”, significa que eleitores irão receber uma cédula para votação em suas casas. No dia da eleição, o eleitor deve enviá-la de volta, pelos correios, ou depositá-la em uma urna em um local específico.

Seis estados afirmaram que pretendem realizar votações usando o método, sendo eles Califórnia, Utah, Havaí, Colorado, Oregon e Washington. Os estados citam preocupações com a pandemia do novo coronavírus.

Deixe um comentário

WordPress Ads