EUA

Trump exige que seu nome conste nos cheques de ajuda governamental

Em uma medida inédita nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump ordenou que seu nome seja gravado em todos os cheques que serão entregues aos americanos desempregados e mais vulneráveis aos impactos econômicos da pandemia de coronavírus.

A exigência de Trump traz à tona seus interesses eleitoreiros em meio a uma trágica doença que já matou mais de 25.000 pessoas e deixou 6,6 milhões de desempregados no país. Na prática, quando os destinatários abrirem os seus cheques de ajuda financeira no valor de US$ 1.2 mil, lerão “Presidente Donald J. Trump” no lado esquerdo do documento, na linha que identifica a pessoa ou instituição que oficializa o pagamento.

Os recursos, porém, não saem da conta bancária do presidente, mas do Tesouro dos Estados Unidos – cofre alimentado pelos contribuintes e pelos compradores de títulos. Apesar de a iniciativa oportunista de Trump ser irrelevante para boa parte dos beneficiários, mais preocupados com as contas a pagar do que com o nome do patrocinador da ajuda, o presidente americano falhou em tentar esconder seus interesses eleitoreiros ao tomar tal decisão. Talvez não tenha nem mesmo se preocupado em disfarçar sua intenção.

Deixe um comentário

WordPress Ads