EUA

Trump assina ordem executiva que suspende emissão de vistos de trabalho

O presidente Donald Trump, assinou na segunda-feira, 22, uma ordem executiva que suspende a emissão de vistos de trabalho para estrangeiros. Trump que é candidato à reeleição, argumenta que a medida servirá para amenizar os riscos ao emprego de norte-americanos após os efeitos da pandemia do novo coronavírus.

A suspensão começou a valer na quarta-feira, 24, e deverá durar até 31 de dezembro de 2020, mas a Casa Branca sinaliza que pode estender o prazo, se necessário. A medida interrompe a emissão dos seguintes vistos: H-1B ou H-2B — Trabalhadores de áreas que requerem alto grau de especialização ou trabalhos temporários ou sazonais. J — Professores, pesquisadores e au-pair em regime de intercâmbio L — Profissionais transferidos aos EUA pela empresa onde atua.

De acordo com estimativa do Migration Policy Institute, uma organização independente norte-americana, feita com base em dados oficiais, mais de 160 mil trabalhadores podem ser afetados pela medida que é considerada por analistas como eleitoreira. A suspensão também vale para as pessoas que acompanhariam esses profissionais nos Estados Unidos.

A medida não se aplica aos trabalhadores que já estejam com o visto válido em mãos, mesmo fora do território norte-americano. A permissão H-2B, para trabalhadores dos setores de hotelaria e construção, e a J-1, para pesquisadores e outros programas de intercâmbio de trabalho, também foram paralisados até janeiro.

No ano fiscal de 2019, os EUA concederam o visto H-1B a cerca de 130 mil trabalhadores, o L-1 para 12 mil, e o H-2B para mais de 98 mil. “Trabalhadores americanos competem contra estrangeiros por empregos em todo setor de nossa economia, inclusive contra milhões de estrangeiros que entram nos Estados Unidos para atuar no trabalho temporário”, justificou Trump.

“Em circunstâncias comuns, programas de emprego temporário bem administrados podem ajudar a dar benefícios à economia. Mas sob circunstâncias extraordinárias da contração econômica resultante do surto de Covid-19, alguns programas de vistos para não imigrantes que autorizam esse tipo de trabalho significam uma ameaça incomum ao emprego de trabalhadores americanos”, completou.

Deixe um comentário

WordPress Ads