EUA

Trump acusa a China de tentar manipular eleição de novembro

Durante uma sessão do Conselho de Segurança da ONU sobre a não proliferação de armas de destruição em massa, o presidente Donald Trump, decidiu mudar o foco das conversas e acusou a China de tentar manipular as eleições legislativas americanas. “Infelizmente, determinamos que a China esteve tentando interferir nas próximas eleições de 2018, que serão em novembro, contra o meu governo”, comentou Trump, que presidia a sessão do Conselho.

“Não querem que eu ganhe ou que ganhemos porque sou o primeiro presidente que desafiou a China no comércio e estamos ganhando em todos os níveis. Não queremos que se intrometam ou interfiram em nossas próximas eleições”, acrescentou, afirmando que possui muitas provas dessas tentativas de interferência.

Na semana passada, os Estados Unidos anunciaram o aumento de tarifas para produtos chineses que, atualmente, totalizam US$ 200 bilhões em importações. Em resposta, o ministro de Relações Exteriores da China, Wang Yi, que estava presente na reunião, afirmou que seu país “sempre seguiu o princípio da não interferência nos assuntos domésticos de outros países”.

“Nós não interferimos e não vamos interferir nos assuntos domésticos de qualquer país. Nós nos recusamos a aceitar quaisquer acusações injustificadas contra a China”, completou.

Deixe um comentário

WordPress Ads