EUA

Surto de sarampo já registra quase 900 casos em 2019

Jehozadak Pereira

O surto de sarampo nos Estados Unidos registrou 880 casos em 2019 e é o maior desde 1994, informaram agentes oficiais de saúde na segunda-feira, 20. Somente na semana passada foram reportados 41 casos, segundo o Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Destes, 30 ocorreram no Estado de New York – a maioria na cidade de Nova York e alguns no Condado de Rockland.

A doença já foi registrada em 24 estados – Arizona, Califórnia, Colorado, Connecticut, Flórida, Geórgia, Illinois, Indiana, Iowa, Kentucky, Maryland, Massachusetts, Michigan, Missouri, Nevada, New Hampshire, New Jersey, New York, Oklahoma, Oregon, Pennsylvania, Texas, Tennessee e Washington. Um porta-voz do CDC disse que ainda é muito cedo para dizer se o surto já está diminuindo.

Em New York, a transmissão do vírus parecia estar sofrendo uma redução em janeiro, mas no mês seguinte aumentou novamente. Um surto de vírus em uma determinada região só é dado por encerrado após 42 dias sem o registro de um novo caso, de acordo com a fonte. A transmissão do sarampo tende a diminuir quando chega o calor do verão, afirmam especialistas.

Não se sabe se isso ocorre porque as crianças não fi cam muito próximas na escola, porque as famílias passam menos tempo dentro de casa ou porque gotículas que contêm o vírus permanecem no ar por mais tempo no ar frio e seco do que no ar quente e úmido. Até o dia 2 de maio, as autoridades da saúde de Massachusetts investigaram mais de 60 casos de suspeita de sarampo, sendo que somente um caso confirmado.

Em 2018, no mesmo período foram investigados 21 casos e nenhum caso de sarampo foi confirmado. O sarampo é uma doença infecciosa, viral e contagiosa, transmitida pela fala, tosse e espirro. Os sintomas da doença são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele e brancas na mucosa bucal.

A vacinação é a única maneira de prevenir a doença. A vacina que protege contra a doença é a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. As complicações mais comuns do sarampo são infecções respiratórias, otites, doenças diarreicas e doenças neurológicas. As complicações do sarampo podem deixar sequelas, tais como a diminuição da capacidade mental, a cegueira, a surdez e o retardo do crescimento. O agravamento da doença pode levar à morte de crianças e adultos.

COMO O SARAMPO SE PROPAGA

 A maioria das pessoas que contraíram sarampo não foram vacinadas
 O sarampo ainda é comum em muitas partes do mundo
 Os viajantes com sarampo continuam a trazer a doença para os EUA
 O sarampo pode se espalhar quando atinge um grupos de pessoas não são vacinados

CUIDADOS

 Antes de fazer qualquer viagem internacional
 Bebês de 6 a 11 meses precisam de 1 dose de vacina contra o sarampo
 Crianças com 12 meses ou mais precisam de 2 doses, com um intervalo de pelo menos 28 dias
 Adolescentes e adultos que não apresentam evidência de imunidade contra o sarampo devem receber 2 doses com um intervalo de pelo menos 28 dias

Deixe um comentário

WordPress Ads