Home EUA Suprema Corte obriga Trump a apresentar suas declarações de imposto de renda
EUA - 07/10/2020

Suprema Corte obriga Trump a apresentar suas declarações de imposto de renda

A Suprema Corte decidiu na quinta-feira, 9, que a Procuradoria de New York tem direito a acessar as declarações de imposto de renda e outros extratos fi nanceiros do presidente Donald Trump. A decisão é mais uma grande derrota para o republicano no Judiciário do país

O principal tribunal do país decidiu, por 7 votos a 2, que “nenhum cidadão, nem sequer o presidente, pode evitar ter que apresentar documentos em caso de investigação penal”. “O presidente não goza de imunidade absoluta das ordens dos procuradores de Justiça”.

A Corte, porém, determinou que a Câmara dos Deputados, onde a oposição democrata é maioria, ainda não pode ter acesso aos documentos. Os procuradores de New York acreditam que as declarações podem esclarecer dúvidas em relação a negócios do atual presidente com outros países, a possíveis conflitos de interesse e até mesmo a uma suposta violação das leis de financiamento de campanha, durante a corrida pela Casa Branca em 2016.

Trump é o primeiro líder dos Estados Unidos em quase 40 anos a se recusar a liberar essas informações e já afirmou no passado ser imune a qualquer investigação criminal enquanto ocupasse o cargo de presidente. Segundo a própria defesa, o presidente não poderia ser indiciado mesmo se ele atirasse em alguém em plena Quinta Avenida, uma das mais movimentadas de New York, graças a sua imunidade.

Deixe um comentário

Leia também

Emissora brasileira investe em grandes nomes do rádio para conquistar ouvintes

Da Redação O chamado novo normal pode ser con- siderado um divisor de águas na linha ad…