EUA Local Saúde

Substancias químicas permanentes são detectados em Rios e aquíferos que abastecem Massachusetts

Da Redação (COM WBUR) – Uma análise dos sistemas públicos dos mananciais de águas do Estados de Massachusetts pelo “Sierra Club” descobriu que 70% das comunidades têm níveis detectáveis ​​de seis produtos químicos permanentes (PFAS) que são considerados perigosos em suas águas subterrâneas e superficiais. A analise foi feita em fontes e mananciais de águas e não em agua tratada disponibilizada pelo sistema publico.

“Este não é um estudo sobre a exposição das pessoas à água potável, mas sim um estudo que analisa a contaminação da nossa água potável”, disse Clint Richmond, líder da política de tóxicos em Massaschusetts Sierra Clube . “O que é chocante é que essas fontes de água potável são em sua maioria subterrâneas – algumas são superficiais, mas principalmente são águas profundas no subsolo.”

A nova análise de dados estaduais segue relatórios de contaminação de PFAS em lagoas de Cape Cod e muitos rios de Massachusetts, apontando para a contaminação generalizada em lagos, lagoas, rios e aquíferos estaduais usados ​​como fontes de água potável.

Existem milhares de produtos químicos PFAS, que têm sido usados ​​desde produtos de consumo a espuma de combate a incêndios e que podem contaminar águas superficiais e subterrâneas a partir de aterros, fábricas e bases militares.

Os compostos PFAS não se decompõem facilmente e costumam ser chamados de “produtos químicos permanentes”. Estudos têm relacionado a exposição de PFAS a colesterol elevado, doenças da tireoide, danos ao fígado e rins, efeitos na fertilidade e baixo peso ao nascer.

O Departamento de Proteção Ambiental de Massachusetts exige o teste para detecção de 18 produtos químicos PFAS em todos os sistemas públicos de água potável e estabeleceu um limite combinado para os seis produtos químicos PFAS mais preocupantes em 20 partes por trilhão. O estado está bem à frente do governo federal, que apenas recentemente passou a regulamentar o PFAS.

O departamento não respondeu a um pedido de comentário sobre a análise.

Deixe um comentário

WordPress Ads