Biden EUA Policial Tecnologia

Sistema de comunicação de oleoduto gigante dos EUA está parado, dizem transportadores

JSNEWS – Transportadoras da Colonial Pipeline, dona do enorme oleoduto de combustível dos EUA que vem sendo reiniciado desde que foi hackeado há duas semanas, dizem que não estão conseguindo acessar o sistema de comunicações da estrutura.
O sistema permite aos clientes acompanhar e, fazer alterações em seus lotes ou receber atualizações sobre o combustível que circula pelo oleoduto está inacessível desde a manhã desta terça-feira, segundo transportadores, que pediram para não ser identificados.

O sistema colonial, que pode transportar cerca de 2,5 milhões de barris por dia de produtos refinados, como gasolina e diesel, voltou a funcionar em 12 de maio depois que um ataque de ransomware desligou todo o sistema. Centenas de postos de gasolina em uma dúzia de estados da Costa Leste ficaram sem gasolina em meio a uma onda de compras em pânico enquanto o duto estava fechado.

Ameaça a infraestrutura

Esse ataque cibernético ao gasodutos serviu para mostrar como a infraestrutura, que forma a espinha dorsal da economia, podem estar expostas  a esse tipo de ameaças.

Os ataques cibernéticos a redes de energia, fábricas e sistemas de abastecimento de água, aumentaram 50% em todo o mundo em relação ao ano anterior em 2020, de acordo com a IBM. Em um número crescente de casos, suspeita-se que atores estatais estejam envolvidos.

O FBI confirmou na segunda-feira que o grupo responsável pelo ataque a Colonial Pipeline é o DarkSide, um grupo experiente de criminosos cibernéticos que já invadiram dezenas de empresas nos EUA e na Europa.

Para evitar a escassez de combustível, o Departamento de Transportes dos EUA decidiu facilitar temporariamente as regulamentações para facilitar o uso de caminhões-tanque e outros meios alternativos para transportar combustível.

Deixe um comentário

WordPress Ads