Biden EUA Local Novo Normal Saúde

Senadora pelo estado de Massachusetts pede investigação sobre alta dos preços das aves

JSNEWS (COM REUTERS) – A senadora pelo estado de Massachusetts, Elizabeth Warren (D), e ex-candidata a presidência, pediu pediu nessa segunda-feira,22, ao Departamento de Justiça que abrisse uma ampla investigação sobre o impacto da fixação de preços e da consolidação no setor avícola para consumidores e produtores. A informação é da agencia Reuters.

A senadora também pediu à Divisão Antitruste do departamento que analisassecom suspeita” qualquer grande fusão no setor, depois que a Cargill Inc e a Continental Grain disseram em agosto que comprariam a empresa de frangos Sanderson Farms por US $ 4,53 bilhões.

Warren disse em uma carta que os consumidores estão pagando preços mais altos por causa da consolidação excessiva, da fixação de preços e da “velha ganância corporativa”.

Os preços dos peitos de frango subiram 26% no ano passado, de acordo com dados do Departamento do Trabalho dos EUA, enquanto os preços do peru subiram 24% em uma pesquisa anual da American Farm Bureau Federation antes do Dia de Ação de Graças.

A indústria da carne disse que o aumento da demanda e a escassez de mão de obra impulsionaram os preços. Quatro processadores controlam 54% do mercado de frango, ante 35% em 1986, segundo o governo Biden.

“A falta de competição na indústria avícola está permitindo que essas grandes empresas pressionem os consumidores e fazendeiros americanos para alimentar lucros corporativos recordes e pagamentos aos acionistas”, disse Warren.

O Departamento de Justiça está investigando a fixação de preços entre alguns produtores de frango. O governo Biden também está prometendo uma postura mais dura em relação a quatro empresas que controlam o mercado de carne bovina dos Estados Unidos como forma de controlar os preços.

Em fevereiro, a empresa de frango Pilgrim’s Pride Corp se declarou culpada e acertou acusações federais de que conspirava para fixar os preços e repassou os custos aos consumidores.

Um mês antes, a Tyson Foods Inc fez um acordo civil com três grupos de demandantes que a acusaram de conspirar ilegalmente para inflar os preços do frango.

Warren pediu ao Departamento de Justiça que apresentasse um relatório até 20 de dezembro sobre como a fixação de preços e a consolidação contribuíram para o aumento dos preços das aves.

O senador republicano dos EUA, Chuck Grassley, já havia levantado preocupações sobre a aquisição da Sanderson Farms, o terceiro maior produtor de frango dos EUA.

Deixe um comentário

WordPress Ads