Home Biden Senadora pelo estado de Massachusetts pede investigação sobre alta dos preços das aves
Biden - EUA - Local - Novo Normal - Saúde - 2 semanas atrás

Senadora pelo estado de Massachusetts pede investigação sobre alta dos preços das aves

Os preços dos peitos de frango subiram 26% no ano passado, de acordo com dados do Departamento do Trabalho dos EUA, enquanto os preços do peru subiram 24% em uma pesquisa anual da American Farm Bureau Federation antes do Dia de Ação de Graças.

JSNEWS (COM REUTERS) – A senadora pelo estado de Massachusetts, Elizabeth Warren (D), e ex-candidata a presidência, pediu pediu nessa segunda-feira,22, ao Departamento de Justiça que abrisse uma ampla investigação sobre o impacto da fixação de preços e da consolidação no setor avícola para consumidores e produtores. A informação é da agencia Reuters.

A senadora também pediu à Divisão Antitruste do departamento que analisassecom suspeita” qualquer grande fusão no setor, depois que a Cargill Inc e a Continental Grain disseram em agosto que comprariam a empresa de frangos Sanderson Farms por US $ 4,53 bilhões.

Warren disse em uma carta que os consumidores estão pagando preços mais altos por causa da consolidação excessiva, da fixação de preços e da “velha ganância corporativa”.

Os preços dos peitos de frango subiram 26% no ano passado, de acordo com dados do Departamento do Trabalho dos EUA, enquanto os preços do peru subiram 24% em uma pesquisa anual da American Farm Bureau Federation antes do Dia de Ação de Graças.

A indústria da carne disse que o aumento da demanda e a escassez de mão de obra impulsionaram os preços. Quatro processadores controlam 54% do mercado de frango, ante 35% em 1986, segundo o governo Biden.

“A falta de competição na indústria avícola está permitindo que essas grandes empresas pressionem os consumidores e fazendeiros americanos para alimentar lucros corporativos recordes e pagamentos aos acionistas”, disse Warren.

O Departamento de Justiça está investigando a fixação de preços entre alguns produtores de frango. O governo Biden também está prometendo uma postura mais dura em relação a quatro empresas que controlam o mercado de carne bovina dos Estados Unidos como forma de controlar os preços.

Em fevereiro, a empresa de frango Pilgrim’s Pride Corp se declarou culpada e acertou acusações federais de que conspirava para fixar os preços e repassou os custos aos consumidores.

Um mês antes, a Tyson Foods Inc fez um acordo civil com três grupos de demandantes que a acusaram de conspirar ilegalmente para inflar os preços do frango.

Warren pediu ao Departamento de Justiça que apresentasse um relatório até 20 de dezembro sobre como a fixação de preços e a consolidação contribuíram para o aumento dos preços das aves.

O senador republicano dos EUA, Chuck Grassley, já havia levantado preocupações sobre a aquisição da Sanderson Farms, o terceiro maior produtor de frango dos EUA.

Deixe um comentário

Leia também

Primeiros imigrantes são enviados de volta ao México na retomada do esquema “Fique no México” da era Trump

JSNEWS (Com Reuters e APNEWS) – Dois imigrantes foram devolvidos ao México pelas aut…