EUA

Secretário da Justiça recusou defender Trump em caso Ucrânia

O presidente Donald Trump, pediu que o secretário de Justiça, William Barr, atestasse publicamente que sua conversa telefônica com o líder ucraniano, Vladimir Zelensky em junho deste ano, não violou nenhuma lei americana, segundo informações divulgadas na quinta- -feira, 7, pelo jornal The Washington Post. Barr negou o pedido do republicano.

O Post ouviu funcionários do Departamento de Justiça em condição de anonimato. Segundo essas fontes, o pedido do presidente veio ao mesmo tempo em que a Casa Branca liberou a transcrição da ligação entre Trump e Zelensky em setembro. Na conversa, o americano pressionou o líder da Ucrânia a abrir uma investigação contra o ex-vice-presidente, e seu principal rival nas próximas eleições, Joe Biden.

Ainda de acordo com a reportagem, Barr deixou claro para sua equipe que não aceitaria o pedido de Trump ou faria parte de qualquer plano que o presidente estivesse tramando. Na transcrição da conversa de junho entre Trump e Zelensky, o americano pede que o presidente da Ucrânia trabalhe ao lado de Barr para conduzir as investigações contra Joe Biden e seu filho, Hunter.

O Departamento de Justiça, contudo, alega que Trump e Barr nunca conversaram sobre o assunto. “O presidente não conversou com o secretário de Justiça sobre ajudar a Ucrânia a investigar qualquer coisa relacionada ao ex-vice-presidente Biden ou seu fi lho”, declarou o porta-voz Kerru Kupec em um comunicado à imprensa no dia da divulgação da transcrição.

“O presidente não pediu ao secretário que contatasse a Ucrânia — neste ou em qualquer outro assunto. O secretário não entrou em contato com a Ucrânia — neste ou em qualquer outro tópico”. “Ele (Barr) sabe os parâmetros que separam a relação entre o presidente e o secretário de Justiça”, disse um funcionário do departamento ao Post.

Deixe um comentário

WordPress Ads