EUA

Proteja-se da intoxicação por monóxido de carbono

Jehozadak Pereira

Qual é a origem do monóxido de carbono?

Aquecedores são a principal causa de incidentes com CO. Também podem ocorrer a partir de calefadores de água quente, fogões a gás a carvão, secadores a gás, churrasqueiras a gás, lareiras, carros ligados em ambientes fechados como garagens, cortadores de grama, geradores que funcionam em garagem mesmo que tenham a porta aberta.

Um grande número de incidentes com CO acontece entre os meses de novembro e fevereiro das 5 PM às 10 AM. É neste período que a maioria dos equipamentos de aquecimento está sendo usada, principalmente nas casas e residências. Todos os anos, os bombeiros de Massachusetts atendem milhares de incidentes com CO. Na dúvida se sua residência ou ambiente está contaminado com CO, saia imediatamente e acione os Corpo de Bombeiros, polícia ou a defesa civil da sua localidade. Abra as portas e janelas e deixe circular o ar. É importante que a origem e a fonte do CO seja detetada e os reparos necessários sejam feitos imediatamente e só retorne ao ambiente depois que as autoridades certificarem que tudo esteja liberado e livre da contaminação de CO.

O monóxido de carbono é perigoso?

O monóxido de carbono é conhecido como o ‘Assassino Invisível’, porque é um gás venenoso que não tem cor, sabor ou odor. Sua inalação faz com que as pessoas tenham náuseas, tonturas, dor de cabeça e sinta-se cansadas como se estivessem gripadas. O CO remove o oxigênio da corrente sanguínea lentamente provocando o sufocamento e envenenando o corpo. Todos os anos, principalmente durante o inverno são milhares de casos de intoxicação por CO e a partir de março de 2006, tornou-se obrigatório no Estado de Massachusetts a instalação em todas as residências de alarmes e detectores de monóxido de carbono. A expectativa de vida destes alarmes é de 5 a 7 anos, dependendo da marca e do modelo e precisam ser substituídos e é responsabilidade dos proprietários.

O que você deve saber sobre o monóxido de carbono

 Monóxido de carbono (CO) é um gás tóxico que resulta da queima de combustíveis como a gasolina, a lenha e o carvão;

 Ele não tem cheiro, cor nem sabor;

 Ele é tóxico e pode matar;

 Para prevenir a exposição ao CO;

 Nunca deixe o carro em funcionamento dentro da garagem;

 Nunca deixe crianças ou animais dentro de um veículo em funcionamento;

 Depois de nevascas e tempestades certifique-se que o cano de escapamento esteja desimpedido e desobstruído;

 Nunca durma dentro de um veículo em funcionamento. Precauções Verifique regularmente as saídas de gases do sistema de aquecimento na sua casa, a fi m de ter certeza de que as mesmas não estejam bloqueadas por neve ou qualquer objeto.

Toda casa deve ter detectores de monóxido de carbono. Em Massachusetts, é responsabilidade do proprietário instalar e manter os detectores em casas e apartamentos alugados. Para saber mais sobre monóxido de carbono acesse o www. mass.gov/eopss/agencies/dfs/osfm/ pubed/fs-topics/carbon-monoxide- -safety.html.

Deixe um comentário

WordPress Ads