EUA Imigração

O sonho de viver no exterior em suas mãos

Da Redação – A oportunidade de viver o sonho americano e de desbravar a cultura de outros países é o que leva muitas pessoas a deixarem o Brasil e tentar a sorte em outra nação. No entanto, muitas vezes, o imigrante quando desembarca em um novo país acaba indo parar nos chamados “subempregos” por não ter documentação e fica ilegal porque acredita que o visto de trabalho seja algo impossível de se conseguir.

O que muita gente desconhece é que os EUA, por exemplo, oferece 187 diferentes tipos de vistos para estrangeiros.

Nos últimos anos, a profissão de personal trainer tem se despontado como uma das alternativas mais fáceis e viáveis para estes imigrantes, já que para trabalhar em solo americano o candidato ao visto não precisa ter cursado educação física numa universidade.

A única exigência é a formação em um curso profissionalizante reconhecido no país. Desde 2013 atuando no mercado americano, a Link Education, tem se tornado ao longo dos últimos nove anos como um dos caminhos que mais tem auxiliado estudantes brasileiros na bus ca de um visto de trabalho. Durante este período, mais de 1,5 mil alunos se graduaram. É a única escola do mundo que oferece certificação reconhecida pelo departamento de educação americana, e os cursos são a porta de entrada para o início do processo de requisição dos vistos.

De acordo com a CEO da Link Edu cation, Jacqueline Zieff , muitas pessoas acabam desistindo de imigrar antes mesmo de tentarem por achar que o processo é muito distante de sua realidade quando é exatamente o contrário. “Nós desenvolvemos cursos profissionalizantes com o intuito de ajudar estes estudantes que têm o desejo de morar no exterior. É a oportunidade que eles têm de ter uma experiência internacional no currículo e uma nova perspectiva de vida. O primeiro passo é ter coragem para fazer essa mudança”.

Além do curso de personal trainer, a escola oferece também a certificação em nutrition coach (profissional que auxilia na mudança comportamental dos pacientes em relação aos hábitos alimenta res). Estes dois cursos podem ser usados pelos candidatos no pedido de vistos. Um dos principais conselhos dados por Jacqueline refere-se à imersão na cultura local. Isso inclui a comunicação no idioma, por isso, o inglês para quem deseja viver nos EUA acaba sendo um investimento necessário e vital para o sucesso deste profissional no novo país.

Para se ter uma ideia, o valor pago a um personal trainer que não fala o idioma é de 50 dólares a hora.

Em contrapartida, quem fala inglês pode ganhar até 200 dólares por hora. “É uma carreira que paga muito bem e que está cada vez mais valorizada nos EUA e em todo mundo. O investimento é muito baixo se for levado em consideração que você se forma em 12 semanas e com esse diploma poderá trabalhar em qualquer lugar. É uma profissão portátil e os atendimentos podem ser feitos online ou presencial”, explica Jacqueline.

Ao se graduar pela Link Education, ela destaca que o candidato está automaticamente abrindo um mundo de novas possibilidades e hori zontes, sem contar a possibilidade real de fi car legalizado no país que sempre sonhou viver. O personal trainer para atuar deve ter apenas um curso técnico somado a qualquer experiência no segmento fitness, o que contará pontos na validação do visto. “Você pode ter feito artes mar ciais, balé, ter dado educação física para crianças na escola ou até mesmo um projeto social. Tudo conta na avaliação do seu pedido”. Jacqueline aponta que um médico, por exemplo, para viver e trabalhar legalmente nos EUA necessita ter cursado universidade no país. Por outro lado, o personal consegue o visto apenas com esse curso profissionalizante. “É por isso que essa profissão tem crescido tanto nos últimos anos. O americano valoriza cada vez mais a sua qualidade de vida e é aí que entram o personal e o nutritional coach, que são os dois cursos que oferecemos na escola e que valem a pena todo investimento”.

VISTOS – Com mais de 100 diferentes vistos, os EUA se destacam como um dos principais destinos para imigrantes. Segundo o diretor de vendas do escritório de advocacia Hayman-Woodward, especializado em processos de vistos, Luiz Franca Filho, o país busca por pessoas com capacidade intelectual e laboral e com mão- de- obra que ajude no crescimento da economia. Com relação ao personal trainer, ele ressalta que existe uma crescente preocupação do governo americano com a qualidade de vida de sua população, o que tem acarretado o crescimento de profissionais desta área no mercado. “Hoje, o americano se cuida muito mais do que no passado e isso se aplica em todas as faixas etárias. Então, é super vantajoso investir nesta área”.

Independente do tipo de visto, o pro cesso de validação ou não dura de oito a 18 meses. O investimento gira em torno de 20 mil a 50 mil dólares, mas cada caso é estudado individualmente. “Um candidato que faça o curso de personal trainner e comece a atuar no país consegue recuperar o valor do investimento num prazo de seis meses”, estima. Dentre os documentos exigidos pelo setor consular estão o diploma, o currículo, carta de recomendação, premiações e menções honrosas do candidato.

Franca destaca que qualquer documento extra tem um poder importante no processo porque é uma forma extra de comprovação da experiência da pessoa com aquela profissão. “Você pode não ter feito educação física, mas se tem pelo menos 10 anos de experiência na área, Isso te facilita muito. Ao fazer o curso da Link Education, isso será somado a sua experiência na área e as chances desse candidato ter seu pedido aprovado são muito grandes”.

No caso de ser gradua do em educação física no Brasil, basta ter cinco anos de experiência laboral. Além da área de estética, outras profissões que têm tido muita demanda nos EUA, principalmente nesta fase após o início da pandemia, são a de fisioterapeutas, médicos, engenheiros, enfermeiros e suplly chain (gestão da cadeia logística).

CONTATOS: Link Education +1 617 953 0953 Instagram: @linkeducationfitness Haiman Hayman Woodward: +1 202 7534133/ Email: consulta@haymanwood ward.law Instagram: @haymanwoodwardla wfirm ou @haymanwood

Deixe um comentário

WordPress Ads