EUA Saúde

Número de contágios por COVID-19 cai 39% nos Estados Unidos

JSNEWS Os Estados Unidos apresentaram nas duas últimas semanas queda de 39% no número de novos casos de covid-19. No mesmo período, segundo dados da Universidade Johns Hopkins, o número de mortes caiu 18% e o número de internações por infecção pelo coronavírus também baixou 28%.

A imunização em massa é um dos principais motivos para a desaceleração da pandemia no país, segundo as autoridades de saúde. No entanto, os Estados norte-americanos começaram a relatar o fim dos estoques de vacina.

Atualmente, os EUA administram cerca de 1,7 milhão de doses por dia. Alguns Estados passaram a incluir mais grupos populacionais em suas campanhas de vacinação. Outros divulgaram planos similares, mas indicaram que precisam da confirmação de que mais doses serão entregues.

Um exemplo é a Califórnia, que deseja começar a vacinar qualquer pessoa que tenha problemas de saúde ou deficiências graves. Mas seu estoque de vacinas já foi 72% aplicado e regiões populosas, como Los Angeles, já começam a sentir falta de imunizantes.

A Geórgia enfrenta situação similar, com bairros de Atlanta relatando o fim das doses e uma fila de espera para vacina. Já Nova York, que já aplicou 90% de suas doses, gostaria de vacinar mais pessoas e grupos populacionais, mas também pede que mais unidades do imunizante sejam entregues para manter a campanha estadual.

Os EUA já têm contratos com 4 laboratórios: Pfizer, AstraZeneca, Moderna e Johnson & Johnson. Os acordos garantem cerca de 1,2 bilhão de doses de vacinas contra covid-19 ao país, segundo o Global Health Innovation Center, da Universidade de Duke. Essas são vacinas mais que suficientes para imunizar, com duas doses, a população de 328,2 milhões de norte-americanos.

A maior dificuldade para a continuação da vacinação no país é manter o ritmo estipulado pelo cronograma federal. Na última 5ª feira, o Departamento de Saúde dos EUA passou a fazer parcerias com grandes redes de farmácias e varejistas para aumentar os postos de vacinação no país.

A iniciativa faz parte da Operação Warp Speed (OWS), que busca acelerar o desenvolvimento, a fabricação e a distribuição de vacinas e diagnósticos para covid-19. O governo federal norte-americano está buscando novas formas de acelerar o programa com esforços coordenados do Departamento de Saúde, de Defesa e outras agências governamentais.

Deixe um comentário

WordPress Ads