Home EUA Nova caravana de migrantes hondurenhos caminha com destino aos Estados Unidos
EUA - 01/17/2020

Nova caravana de migrantes hondurenhos caminha com destino aos Estados Unidos

Centenas de hondurenhos entraram na Guatemala na quarta-feira, 15, após formarem nova caravana de migrantes, apesar das barreiras impostas pela administração Trump em colaboração com os governos da América Central. Cerca de 400 homens, mulheres e crianças se reuniram em Corinto, na fronteira de Honduras com a Guatemala, mas um contingente policial bloqueou sua passagem.

Um oficial pediu que eles fossem ao escritório de migração para se registrar antes de cruzar a fronteira. Mas os migrantes romperam o cerco da polícia e conseguiram entrar na Guatemala. Uma dúzia de policiais guatemaltecos esperava por eles na beira da estrada, mas os deixaram passar. Outros migrantes que mais tarde chegaram a Corinto de San Pedro Sula foram detidos por policiais que pediram documentos.

A modalidade de migração de caravanas começou em Honduras em 14 de outubro de 2018, com cerca de 2 mil pessoas fugindo do desemprego e a violência de gangues e traficantes de drogas que dominam vastas áreas do território hondurenho. Ao êxodo em massa se somaram salvadorenhos, guatemaltecos e mexicanos, o que provocou a ira do presidente Trump, que mobilizou militares para reforçar a segurança da fronteira na tentativa de impedir a passagem dos migrantes. O México informou ontem ao governo guatemalteco que não permitirá a entrada dos migrantes.

Deixe um comentário

Leia também

COVID-19: implementação do Real ID é adiada

O presidente Donald Trump afirmou na segunda-feira, 23, que o governo federal adiará a imp…