EUA

Negligência: RMV deixa de punir motoristas citados em outros estados

Jehozadak Pereira Cerca de seis semanas antes do acidente, Volodymyr Zhukovskyy, foi preso por DUI em Connecticut e o fato foi comunicado ao RMV de Massachusetts, que não suspendeu a carteira de motorista dele.

Aliás, desde março de 2018, o RMV ignora notificações de outros estados acerca de motoristas infratores com carteiras emitidas em Massachusetts em casos que envolve majoritariamente DUI, os números ultrapassam casos de pelo 540 motoristas e as autoridades desconhecem o número exato de motoristas que deveriam ter suas carteiras suspensas.

O caso tomou ares de escândalo e o governador Charlie Baker em uma coletiva de imprensa na segunda-feira, 29, apontam para uma grave e crescente crise no RMV, cujo diretor de longa data renunciou ao cargo. “Este caso é completamente inaceitável para mim e para os moradores do Estado de Massachusetts que esperam que o RMV faça seu trabalho e acompanhe os registros dos motoristas”, disse Baker.

As autoridades estaduais reconheceram quem o RMV deveria ter tomado providências de suspender ou revogar a carteira de motorista profissional de Volodymyr Zhukovskyy com base na notificação de Connecticut. Ao analisarem o caso, as autoridades estaduais descobriram que o problema era muito maior e mais amplo do que se imaginava.

Todas as notificações por escrito acerca de infrações cometidas por motoristas com carteiras de Massachusetts enviadas por outros estados foram colocadas em caixas e guardadas em um sala de registros do RMV em Quincy de acordo com um memorando interno escrito pelo secretário de operações do RMV Jamey Tesler.

Na sala em Quincy, as autoridades descobriram recentemente 53 caixas com dezenas de milhares de avisos e citações de motoristas acusados ou citados por alguma infração grave. As notificações estavam organizadas por mês de chegada. “Esses papéis pareciam ter sido deixados de lado sem serem vistos”, disse Stephanie Pollack, secretária de transportes da administração Baker.

Pollack não soube dizer os motivos pelos quais as citações deixaram de ser processadas desde março de 2018. Após a descoberta do escândalo, o Estado processou 655 citações e apurou que 546 casos envolviam crimes e problemas relacionados ao álcool. O número de casos pode aumentar pois as autoridades estão classificando casos de alta prioridade que não envolvem álcool, o que fará com que as suspensões de carteiras possam aumentar.

No bojo do problema, as autoridades anunciaram um movimento sem precedentes, que agora estão fazendo referência cruzada a todos os 5,2 milhões de detentores de suas licenças ao mesmo tempo com um banco de dados federal de infrações a veículos automotores.

Também estão vasculhando arquivos do RMV para determinar se alguma notificação perdida é anterior a março de 2018 e planejam trazer um auditor externo para fazer uma “revisão completa” do processamento de alertas de outros estado, disse Baker. Novas citações estão sendo atualmente sendo processadas um dia após o recebimento.

Funcionários do RMV afirmaram que processam regularmente as suspensões de licença de Massachusetts, num total de 36.076 “ações de suspensão” que foram emitidas somente em maio deste ano. Como parte da revisão em andamento, eles verificaram uma lista de pendências de 365 avisos gerados por carteiras de motorista comerciais, nenhuma das quais havia sido verificada pelo pessoal do RMV.

Mas a grande maioria eram duplicatas de outros relatórios e apenas um – Zhukovskyy – exigiu uma suspensão automática, que não foi feita e que se alguém tivesse feito o seu trabalho, uma tragédia poderia ter sido evitada com as mortes de sete pessoas que estavam se divertindo.

Deixe um comentário

WordPress Ads