Home Biden Milhares de imigrantes de varias nacionalidades deixam sul do México rumo aos Estados Unidos
Biden - EUA - Imigração - Local - 10/25/2021

Milhares de imigrantes de varias nacionalidades deixam sul do México rumo aos Estados Unidos

JSNEWS – Pelo segundo dia consecutivo uma caravana de migrantes composta por cerca de 6.000 pessoas, incluindo mulheres e crianças, continuou sua marcha de Chiapas, no sul do México, em direção a capital mexicana e posteriormente seguirão em direção norte para cruzar a fronteira dos Estados Unidos onde esperam serem acolhidos pelo presidente Biden.

A marcha denominada “Por liberdade, dignidade e paz” retomou a caminhada na manhã de domingo e chegaram em Huixtla, no estado de Chiapas.

Os milhares de migrantes, em sua maioria originários do Haiti, El Salvador, Honduras e Guatemala, buscam ser ouvidos e regularizar sua permanência no México para ter a possibilidade de chegar aos Estados Unidos.

No sábado, durante o início da viagem os imigrantes conseguiram romperam uma barreira de segurança guarnecida pela Guarda Nacional do México e por agentes do Instituto Nacional de Migração (INM).

Durante a ação slogans como “Sim, podemos, sim podemos!”  foram entoados quando avançaram sobre a linha defensiva montada por agentes de segurança e entre empurrões, golpes e gritos, a numerosa massa formada por estrangeiros conseguiram superar as autoridades, o conflito durou cerca de 20 minutos, várias mulheres e crianças receberam atendimento medico.

Após o incidente, os imigrantes continuaram seu avanço, vigiados a distancia por agentes de segurança cujo trabalho é observado por funcionários da Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH).

Deixe um comentário

Leia também

Primeiros imigrantes são enviados de volta ao México na retomada do esquema “Fique no México” da era Trump

JSNEWS (Com Reuters e APNEWS) – Dois imigrantes foram devolvidos ao México pelas aut…