EUA Imigração Local Novo Normal

Mais ônibus chegam a capital dos USA transportando imigrantes do Texas

JSNEWS – Seis ônibus já chegaram a Washington, DC, transportando imigrantes que cruzaram a fronteira mexicana com o estado americano do Texas em busca de asilo nos Estados Unidos, a informação é do gabinete do governador texano Greg Abbott (Rep.).

De acordo com o Governador Abbott, o último ônibus chegou na madrugada dessa segunda-feira,18, e como das vezes anteriores, os passageiros foram deixados à vista do Capitólio dos EUA, perto de um prédio que abriga os escritórios das emissoras Fox News, NBC News e C-span.

Não está claro exatamente quantos imigrantes foram levados para a capital até o momento.

O primeiro ônibus, que chegou a Washington em 13 de abril, transportava 24 migrantes, enquanto o segundo ônibus transportava 14. Um terceiro ônibus, que chegou na sexta-feira, teria cerca de 30 imigrantes a bordo, enquanto o quarto ônibus que chegou no sábado transportava menos de 10.

O escritório de Abbott tem demorado em divulgar os números exatos de passageiros.

Os imigrantes devem se voluntariar para entrar nos ônibus, pois eles estão legalmente autorizados a viajar para qualquer lugar dos Estados Unidos.

Abbott anunciou que enviaria imigrantes do Texas para Washington, DC, durante uma conferência de imprensa em 6 de abril, a medida estrema é, de acordo com o governador do Texas, uma forma de chamar a atenção das autoridades federais e da sociedade americana para a “situação caótica” da fronteira diante das “ondas intermináveis de imigrantes indocumentados que cruzam a fronteira”. 

The Magic Day (O dia Magico)

Enquanto o governador do Texas envia alguns ônibus para a capital dos Estados Unidos a fim de atrair a atenção da sociedade americana para a crise migratória que afeta diretamente seu estado. Do lado mexicano da fronteira estima-se que haja mais de 170 mil pessoas acampadas esperando o Magic Day (dia magico em inglês) em 23 de Maio, quando é esperada o termino da política de saúde do Título 42 anunciada por Biden.

A Titulo 42 é um estatuto federal de saúde que permite ao governo dos Estados Unidos impor medidas de controle migratório para limitar a entrada de pessoas que buscam asilo no pais durante o estado de emergência de saúde.

Em março deste ano, mais de 7.000 imigrantes cruzaram a fronteira em media diária. O Departamento de Segurança Interna (DHS) estima que quando o Título 42 for suspensa, esses números podem subir para 12.000 a 18.000 em media diária.

Para Todd Bensman, do Centro de Estudos de Imigração (CIS), em Washington, muitos dos que foram temporariamente enviados de volta ao México sob a Titulo 42  poderão cruzar a fronteira em nova tentativa de obter asilo ou mesmo aumentar o numero de imigrantes que planejam cruzar a fronteira.
“Agora que as pessoas estão vendo que a Título 42 esta chegando ao fim, eles estão estão apenas aguardando a chegada do Dia Mágico de 23 de maio”, disse Bensman, pesquisador sênior de segurança nacional da CIS, ao programa “Fatos Importam”, da EpochTV.

Com informações NBCNEWS – DHS -NY Post.

Deixe um comentário

WordPress Ads