Comunidade EUA Local

MAIS dois integrantes do Primeiro Comando de Massachusetts são condenados

Por: Jehozadak Pereira – Os brasileiros João Pedro Marques Gama, o ‘Bahianinho’ e Vinicius de Assis Gonçalves, ambos com 23 anos, apontados como integrantes do Primeiro Comando de Massachusetts (PCM), foram condenados pela juíza Patti B. Saris da U.S. District Court em Boston, a penas de quatro anos meio e sete anos e três meses respectivamente. Após o cumprimentos das respectivas penas, ‘Bahianinho’ e Vinicius serão deportados para o Brasil.

‘Bahianinho’ reconheceu sua culpa em uma audiência no dia 10 de dezembro de 2020, em crimes de conspiração, extorsão, planejamento de roubo, distribuição de cocaína, além de distribuir 28 gramas ou mais de pasta de cocaína, envolvimento com comércio de armas de fogo e de ser um estrangeiro com posse de arma de fogo.

Também teria participado de um assalto à mão armada em uma empresa de transferência de dinheiro em Everett e de planejar um assalto a um transportador de drogas ilícitas e de ter em sua posse mais de 28 gramas de crack e nove armas de fogo, entre elas um espingarda de cano serrado. Vinicius Gonçalves participou de um assalto à mão armada em uma loja de celulares em Framingham e a um carro em Marlborough.

O Primeiro Comando de Massachusetts, surgiu no Estado em 2017 e em 2018, começou a ser investigado pelas autoridades e suas ações eram violentas e envolviam crimes violentos, venda ilegal de armas e de fogo, tráfi co de drogas, assaltos à mão armada, roubo, sequestros e extorsão, entre outros crimes em diversas comunidades e cidades incluíndo Boston, Malden, Everett, Somerville, Framingham e Peabody, entre outras localidades.

Os investigadores localizaram e prenderam em abril de 2019, membros do PCM e integrantes da quadrilha em Malden, Revere, Everett, Somerville, Boston, Marlborough, Weymouth, Framingham, Peabody, Maynard, Lowell, Chelsea e Abington, em uma operação que envolveu forças especiais.
As autoridades apontaram Marcio Costa, o ‘Marcinho’, também conhecido como ’Sad Dog’, como o líder da quadrilha. ‘Marcinho’ aguarda preso a sua condenação.

O QUE É A LEI RICO?
A Lei Rico – RICO LAW – (Racketeer Infl uenced Corrupt Organization Act, ou, em português, Lei Federal das Organizações Corruptas e Infl uenciadas pelo Crime Organizado), foi usada a primeira vez em 1970 e a lei é empregada para impedir atividades de cartéis e de máfias.

Deixe um comentário

WordPress Ads