EUA Local Massacre Novo Normal

Kamala Harris denuncia exploradores europeus pela devastação dos nativos americanos

JSNEWS – A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, disse nesta terça-feira que os exploradores europeus trouxeram uma onda de devastação para as nações tribais, perpetrando violência, roubando terras e espalhando doenças.

Não devemos fugir desse passado vergonhoso e devemos lançar luz sobre ele e fazer tudo o que pudermos para enfrentar o impacto do passado nas comunidades indígenas hoje”, disse ela no Congresso Nacional dos Índios Americanos, a maior organização dos EUA para povos nativos.

Depois de citar as estatísticas de mulheres e meninas indígenas desaparecidas e alegar que os direitos de voto dos nativos americanos foram suprimidos, Kamala disse: “Os nativos americanos têm maior probabilidade de viver na pobreza, de ficarem desempregados e, muitas vezes, passarem por dificuldades para obter cuidados de saúde de qualidade e encontrar habitação a preços acessíveis.”

“Essa desigualdade persistente, essa injustiça persistente. E a pandemia só piorou as coisas”, acrescentou ela.

Harris disse que a conta de infraestrutura de US $ 3,5 trilhões de Biden vai ajudar muitos dos problemas que os nativos americanos enfrentam.

“Este projeto de lei representa o maior investimento em infraestrutura que nosso país fez desde antes da Segunda Guerra Mundial e apresenta, neste momento, uma importante oportunidade para fortalecer as nações indígenas”, disse ela.

Na segunda-feira, Biden se tornou o primeiro presidente a marcar a segunda segunda-feira de outubro como o Dia dos Povos Indígenas com uma proclamação presidencial.

“Por gerações, as políticas federais buscaram sistematicamente assimilar e deslocar os povos nativos e erradicar as culturas nativas“, escreveu Biden . “Hoje, reconhecemos a resiliência e a força dos povos indígenas, bem como o impacto positivo incomensurável que causaram em todos os aspectos da sociedade americana.”

De acordo com Kamala, o governo Biden renegociará com nações tribais um memorando de entendimento sobre financiamento federal para treinamento profissional em terras tribais. O memorando foi renegociado em 2018 com 12 agências federais, mas sem contribuição das nações tribais afetadas.

Ela falou no dia seguinte ao Dia de Colombo, que marca a chegada do civilizador e navegador Cristóvão Colombo.

Deixe um comentário

WordPress Ads