Home Biden Juiz de Nova York decide que Trump desacatou a Justiça por não atender intimação
Biden - EUA - Trump - 04/25/2022

Juiz de Nova York decide que Trump desacatou a Justiça por não atender intimação

O filme é de 2017 e, em março, uma cena em que crianças sofrem assédio sexual de um adulto passou a ser criticada nas redes sociais por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.

REUTERS – Um juiz de Nova York decidiu que Donald Trump desacatou a Justiça, uma vez que o ex-presidente dos Estados Unidos não produziu os documentos exigidos por uma intimação em uma investigação da Procuradoria-Geral estadual sobre suas práticas empresariais, e ordenou que Trump seja multado em 10 mil dólares por dia até cumprir a ordem judicial.

Trump perdeu uma tentativa de anular a intimação da procuradora-geral Letitia James, e então deixou de entregar os documentos no prazo estabelecido pelo tribunal, inicialmente 3 de Março e estendido até o dia 31 de março a pedido dos advogados de Trump.

O juiz Arthur Engoron decidiu que o desacato era apropriado por conta do que o magistrado chamou de “falhas repetidas em entregar materiais”, e porque não estava claro se Trump havia realizado uma busca completa pelos documentos requeridos pela Justiça.

“Sr. Trump… Eu sei que você leva seus negócios a sério, e eu levo os meus a sério. Pelo presente decido que você desacatou civilmente a corte”, disse o juiz embora Trump não estivesse no tribunal.

Letitia James está investigando se a Organização Trump, empresa familiar do ex-presidente em Nova York, fez declarações erradas de valores de suas propriedades imobiliárias para obter empréstimos e deduções fiscais favoráveis.

A procuradora disse que sua investigação já encontrou “evidências significativas” que sugerem que as declarações financeiras da empresa “são fundamentadas em avaliações de ativos enganosas, e outras representações erradas para garantir benefícios econômicos”.

Deixe um comentário

Leia também

Bolsonaro diz a TV americana que EUA podem virar país isolado se esquerda vencer no Brasil

ESTADÃO – O presidente Jair Bolsonaro afirmou em entrevista à emissora de televisão …