EUA Novo Normal

Incêndio florestal na região vinícola da Califórnia força evacuação de hospital e centenas de casas

ESTADO – Um hospital e centenas de casas no Vale de Napa, no norte da Califórnia, precisaram ser esvaziados neste domingo (27) por causa de um incêndio florestal intensificado por ventos fortes e quentes. Mais de 404 hectares foram queimados.

Vinícolas da região, uma das principais produtoras de vinho dos Estados Unidos e do mundo, também sofreram com o fogo. Bombeiros passaram o dia tentando conter as chamas do local, a cerca de 120 quilômetros de San Francisco.

O incêndio começou momentos antes do amanhecer perto da cidade de Calistoga até chegar ao Hospital Adventista de Saúde St. Helena. Todos os 55 pacientes que estavam no hospital no momento foram evacuados com segurança por ambulância e helicóptero ao longo de cinco horas, começando por volta das 7 horas da manhã, disse à Reuters a porta-voz do hospital Linda Williams. “Tínhamos ambulâncias alinhadas de toda a área da baía“, disse ela, acrescentando que, embora a instalação estivesse cercada de fumaça, o céu sobre o hospital permanecia claro o suficiente para helicópteros pousarem e decolarem com pacientes que precisavam ser evacuados pelo ar.

A evacuação transcorreu com segurança, com ambulâncias e helicópteros, durante cinco horas. É a segunda vez que o hospital, com 151 leitos, precisou ser esvaziado por causa de incêndios florestais.

Além disso, por volta de 600 residências foram colocadas sob ordem de evacuação na região. As medidas afetam cerca de 5 mil pessoas, segundo o Departamento de Floresta e Proteção contra o Fogo da Califórnia (CalFire).

A causa do incêndio esta sob investigação. 

Deixe um comentário

WordPress Ads