EUA

Hillary Clinton apoia candidatura de Joe Biden à Presidência

“Quero acrescentar minha voz aos muitos que o endossaram como nosso presidente”, afirmou Hillary, referindo-se aos inúmeros apoios que Biden recebeu no último mês. Hillary chamou Biden de “amigo” e disse que ele “se preparou para esse momento a vida toda”.

A ex-primeira-dama também criticou Trump, afirmando que ele estava despreparado para o cargo e apenas “faz papel de presidente na televisão”. Referindo-se à pandemia de coronavírus, que tem mais de 1 milhão de casos confirmados nos Estados Unidos, acrescentou que o país “precisa de um líder como Joe Biden”.

Apesar de esperado, o apoio de Hillary é significativo, porque ela é apoiada por muitos eleitores democratas, segundo a emissora americana CNN. Na corrida presidencial de 2016, quando foi candidata pelo Partido Democrata contra Trump, ganhou mais de 65 milhões de votos.

Contudo, republicanos devem aproveitar a declaração de apoio para recriar a estratégia que levou à vitória do presidente Trump há quatro anos, revivendo controvérsias e ataques que usaram contra Hillary. “Não há maior confirmação do establishment democrata do que Joe Biden e Hillary Clinton juntos”, disse o gerente de campanha de Trump, Brad Parscale.

“O presidente Trump a venceu uma vez e agora vai vencer o candidato escolhido”. A ex-primeira-dama foi discreta quanto ao seu apoio durante as eleições primárias no início do ano, mas intensificou seus elogios a Biden após a Super Terça – evento em que diversos estados americanos indicam seu candidato preferido para concorrer no fi m do ano –, já que o único oponente do ex-vice-presidente era Bernie Sanders, de quem ela guarda rancor.

Em 2016, Sanders passou meses em seu caminho para garantir a nomeação do partido, apesar das chances quase nulas de ser o escolhido. Biden, por sua vez, já evitou esse passo em falso e fez as pazes com seu ex-oponente, consolidando uma série de demonstrações de união dentro do Partido Democrata, segundo o portal de notícias POLITICO. Hillary concluiu seu endosso com um desejo: “Eu gostaria que ele fosse presidente agora”.

Deixe um comentário

WordPress Ads