EUA

Guia sobre as eleições presidenciais

As eleições presidenciais nos Estados Unidos acontecem na terça-feira seguinte à primeira segunda-feira de novembro, como determina uma lei de 1845. Este ano a votação acontecerá em 3 de novembro. A votação acontece por sufrágio universal indireto, sem a figura do segundo turno, e ocorre nos 50 estados e no Distrito de Columbia (que inclui a cidade de Washington e não faz parte de nenhum estado).

Os eleitores votam nos candidatos a presidente e vice-presidente. Com base na votação popular, os candidatos conquistam em cada estado os “grandes eleitores” (delegados no colégio eleitoral). Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, um número recorde de americanos deve votar pelo correio, uma forma de participação que começa várias semanas antes do dia das eleições.

OS GRANDES ELEITORES

No total há 538 grandes eleitores e seu número varia de acordo com os estados, com base no tamanho da população. Cada estado tem tantos delegados quanto congressistas na Câmara de Representantes (proporcional à população) e senadores (dois por estado).

Desta forma, a Califórnia, estado mais populoso, tem 55 eleitores, Texas 38, New York e Flórida 29 cada. No outro extremo, Vermont, Alasca, Wyoming e Delaware têm apenas três, assim como o Distrito de Columbia. Os grandes eleitores escolherão de maneira ofi cial em 14 de dezembro, e meramente como uma formalidade, o presidente e o vice- -presidente dos Estados Unidos.

O QUE É NECESSÁRIO PARA VENCER?

O candidato vencedor deve obter a maioria absoluta dos 538 grandes eleitores, ou seja 270. Com exceção de dois estados, o candidato que vence no voto popular leva todos os delegados do estado. No Maine e Nebraska, os delegados são atribuídos de forma proporcional.

– ESTADOS CHAVE – Alguns estados são decididamente democratas e outros historicamente republicanos. Por este motivo, as campanhas concentram esforços em alguns estados que podem seguir para um lado ou outro e influenciar no resultado final, os chamados “swing states”. Os mais importantes são aqueles com grande número de eleitores, como Flórida (29), Pensilvânia (20) e Ohio (18). Mas os pequenos também podem influenciar o resultado final e não devem ser ignorados.

QUEM PODE VOTAR E COMO SE VOTA?

O voto nos Estados Unidos não é obrigatório. Se for cidadão americano com 18 anos ou mais, pode votar na eleição presidencial. Muitos Estados aprovaram leis que obrigam eleitores a mostrarem documentos de identificação para provar quem são, antes de votar. Essas leis foram aprovadas na maioria por republicanos que diziam querer se defender de casos de fraude. Mas os democratas os acusam de usar isso como uma forma de eliminar eleitores mais pobres, já que eles teriam mais dificuldades de demonstrar suas identidades.

Os Estados também têm regras diferentes sobre votos de prisioneiros. A maioria dos detentos perde o direito ao voto ao serem condenados na Justiça, mas reconquista esse direito ao cumprirem suas penas. A maioria das pessoas vota em postos de votação no dia da eleição, mas há métodos alternativos que estão em crescimento nos últimos anos. Em 2016, 21% dos que votaram usaram cédulas por correio.

A ELEIÇÃO É APENAS PARA PRESIDENTE?

Não. Toda atenção estará na disputa entre Trump e Biden, mas os eleitores também vão escolher novos integrantes do Congresso quando preencherem suas cédulas eleitorais. Democratas já têm controle da Câmara dos Representantes (a câmara baixa do Congresso americano).

O objetivo deles é manter essa maioria e conquistar o comando do Senado onde atualmente são minoria.

CANDIDATOS

Embora na cédula eleitoral esteja os nomes dos candidatos democratas, republicanos e independentes, há um sem número de postulantes ao cargo mais cobiçado no mundo político.

Deixe um comentário

WordPress Ads