EUA

Governo limita número na cota de refugiados

O governo do presidente Donald Trump, anunciou uma nova redução da cota de refugiados admitidos nos Estados Unidos com o limite de 15 mil pessoas em 2021, um mínimo histórico com o qual visa reforçar sua dura política migratória com vistas à eleição presidencial de novembro. Na noite da quarta-feira 30, o Departamento de Estado disse que o número reflete a prioridade dada pelo governo Trump à “segurança e ao bem- -estar dos americanos, especialmente à luz da pandemia.

Trump, que busca a reeleição em 3 de novembro, adotou uma postura rígida com a imigração legal e ilegal durante sua presidência, inclusive diminuindo a entrada de refugiados todos os anos desde que tomou posse, em 2017. O governo Trump disse que os refugiados de regiões devastadas por guerras deveriam ser reassentados mais perto de suas pátrias e os EUA já oferecem asilo a milhares de pessoas por meio de um processo separado.

“Ao nos concentrarmos primeiro em acabar com os conflitos que envolvem os deslocamentos e fornecendo uma ajuda humanitária no exterior para proteger e ajudar as pessoas deslocadas, podemos prevenir os efeitos desestabilizadores desses deslocamentos nos países afetados e seus vizinhos”, alegou o Departamento de Estado em um comunicado.

Críticos dizem que, sob o comando de Trump, os EUA abandonaram um papel tradicional de porto seguro para pessoas perseguidas, e que reduzir a entrada de refugiados mina outros objetivos de política externa. O limite de refugiados foi cortado para 18 mil no ano passado, mas cerca de 7 mil vagas não foram usadas.

Deixe um comentário

WordPress Ads