Comunidade EUA Local

Governador Charlie Baker diz que “provavelmente” não aprovaria o controle de preços para aluguéis em Boston

JSNEWS (BOSTON) – O governador Charlie Baker disse nessa nessa terça-feira, 26, que ele “provavelmente” não aprovaria uma medida que restabelecesse o controle sobre aluguéis de moradias em Boston caso este projeto de lei chegasse a sua mesa. O comentário de Baker veio no meio de uma entrevista à rádio pública de Boston – GBH e também foi destaque no jornal Boston Globe.

A questão da habitação ganhou destaque devido a disputa da prefeitura de Boston entre as candidatas Michelle Wu, que promove o controle dos preços de aluguéis e Annissa Essaibi George, que se opõe a qualquer tipo de controle.

Massachusetts Governor Charlie Baker. (PHOTO: STATE HOUSE NEWS SERVICE)

Embora o governador reconheça que o custo da moradia “é um dos maiores problemas” no estado de Massachusetts, ele também acredita que congelar os aluguéis seja uma solução para o problema a médio prazo porque “afeta em demasia a construção de novas moradias e sabemos que aqui em Massachusetts e na cidade de Boston, precisamos de muitas casas novas”, disse. Ele acrescentou que o controle de aluguéis “como se pensava originalmente era injusto” porque “não considerava todos os inquilinos em consideração de maneira igualitária”.

Baker lembrou que quando era jovem passou “viveu muitos anos em Boston pagando aluguel a preço de mercado, estando próximo a dois apartamentos onde moravam pessoas que ganhavam mais do que eu, mas pagavam cerca de metade do que eu pagava isso porque seus apartamentos estavam sob o programa de controle de alugueis e o meu não”.

O congelamento de aluguéis foi proibido em Massachusetts desde 1995, depois que os eleitores aprovaram uma questão na cédula impedindo as cidades de “decretar, manter ou fazer cumprir” quaisquer leis que estabeleçam aluguéis abaixo do mercado.

No entanto, ele esclareceu que “deixaria a porta entreaberta (para o controle de aluguel) porque talvez haja algo que possa ser feito para lidar com isso”, disse.

Baker já havia criticado o controle estatal sobre os valores dos aluguéis, que ele vê como a ” direção errada “ que o estado deveria tomar.

Revogar a proibição, mesmo em Boston sozinho, exigiria:
A assinatura do governador;
Ou o apoio da maioria na Câmara dos Representantes do Estado e isso poderia provocar uma reação em cadeia a nível estadual.

Deixe um comentário

WordPress Ads