EUA

EUA expulsam dois diplomatas cubanos

Os Estados Unidos decidiram expulsar dois membros da missão de Cuba na ONU dias antes da Assembleia Geral da organização, além de restringir viagens no território americano de outros diplomatas cubanos.

“Isso aconteceu por causa de tentativas de conduzir operações de infl uência contra os EUA”, afi rmou o Departamento de Estado em um comunicado, sem dar detalhes sobre o que seriam as operações citadas. Segundo o informe, a pasta notificou o ministério de Relações Exteriores de Cuba que os Estados Unidos “requerem a partida imediata de dois membros da missão permanente de Cuba junto às Nações Unidas por abusarem de seus privilégios de residência”.

Outros diplomatas que integram a representação cubana foram proibidos de viajar para fora da ilha de Manhattan, em New York. A chancelaria americana afirmou ainda que considera sérias quaisquer ameaças contra a segurança nacional dos EUA e que o país continuaria a investigar outros colaboradores que possam estar “manipulando seus privilégios de residência”.

O ministro de Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodriguez, classificou a decisão como injustificada. “A expulsão […] tem o objetivo de provocar uma escalada diplomática que levaria ao fechamento das embaixadas [dos EUA e de Cuba], ao endurecimento do embargo [à ilha] e à criação de tensões entre os dois países”, escreveu em uma postagem no Twitter.

O governo do presidente americano, Donald Trump, tem aumentado a pressão sobre Cuba, revertendo a aproximação promovida por seu antecessor, Barack Obama (2009-2017). Washington também desaprova o apoio dado por Havana à ditadura de Nicolás Maduro na Venezuela.

Deixe um comentário

WordPress Ads