Biden EUA Imigração

EUA dizem que 24 mil afegãos chegaram ao país em operação de retirada

EFE – Cerca de 24 mil afegãos já entraram nos Estados Unidos procedentes do aeroporto de Cabul nas operações de retirada de pessoas do Afeganistão após a tomada do poder no país pelo Talibã, informou o Departamento de Estado americano ontem.

O porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, não detalhou que tipo de visto elas portavam, mas disse em entrevista coletiva que a maioria era “afegãos em risco”.

Os resgatados estão sendo mantidos em bases militares preparadas para suas acomodações nos estados de Virgínia, Wisconsin e Texas, entre outros, enquanto seu status legal nos EUA está sendo formalizado.

O número, entretanto, é apenas uma parte do total de 124 mil retirados do Afeganistão entre o dia 14 e esta terça-feira pelas tropas dos EUA e da coalizão internacional.

Por sua vez, o Pentágono declarou que aproximadamente mais 20 mil afegãos estão em centros de tráfego em países supervisionados pelo Comando Central, que controla grande parte do Oriente Médio, e cerca de 23 mil outros estão em bases em sete países europeus.

Price disse também que 4,5 mil americanos já retornaram ao país como parte das operações e reconheceu que cerca de 100 permanecem no Afeganistão.

Deixe um comentário

WordPress Ads