Biden EUA Política Trump

Estados Unidos mantêm proibição de entrada de turistas vindos do Brasil, Reino Unido ou África do Sul

RFI – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden decreta nesta segunda-feira (25) a manutenção da interdição de entrada no país para a maioria dos cidadãos não americanos vindos do Reino Unido, Brasil, África do Sul e de outros países da União Europeia, informou um responsável da Casa Branca. A medida havia sido suspensa por Donald Trump e entraria em vigor a partir desta terça-feira (26).
Assim como a França, Israel e outros países que impuseram nos últimos dias restrições de entrada em seu território, os Estados Unidos também estão preocupados com as novas variantes da Covid-19.

Biden decidiu manter a interdição de entrada no país, em particular para os viajantes estrangeiros que visitaram o Reino Unido ou a África do Sul, onde surgiram duas mutações do coronavírus, muito mais contagiosas.

A proibição é válida para a maioria dos cidadãos não americanos que viajaram a esses dois países, mas também a quase todos os integrantes da União Europeia e ao Brasil, declarou um responsável da Casa Branca.

A partir desta terça-feira, todos os outros viajantes, incluindo cidadãos americanos, residentes e passageiros em trânsito, deverão apresentar um teste PCR ou antígeno negativo, realizado 72 horas antes do voo, para poder entrar no país. O teste será exigido inclusive para crianças maiores de 2 anos.

Trump tinha suspenso a proibição

A interdição de entrada de turistas vindos do Brasil, Europa, Irã e China nos Estados Unidos devido à pandemia da Covid-19 está em vigor desde 14 de março de 2020, durante a primeira onda do surto. Dois dias antes de deixar o poder, Donald Trump anunciou o fim da proibição a partir de 26 de janeiro, isto é, seis dias após a posse de Joe Biden. Mas imediatamente a equipe do então presidente eleito antecipou que não iria suspender as restrições.

O combate à pandemia é uma das prioridades do novo presidente americano. Os Estados Unidos são o país mais atingido do mundo pela Covid-19. Oficialmente, o país ultrapassou no domingo (24) os 25 milhões de casos e registrou mais de 419.000 mortos.

Deixe um comentário

WordPress Ads