EUA

Energia é restaurada para casas no Texas, mas ainda falta água para milhões

REUTERS – Centenas de milhares de lares do Texas estavam sobrevivendo sem aquecimento pelo quarto dia nesta quinta-feira, quando prestadoras de serviço fizeram algum progresso na restauração da eletricidade, mas aumentaram as críticas à maneira como os líderes políticos do Estado norte-americano lidam com a tempestade de inverno brutal.

A crise enfrentada pelo segundo maior Estado do país deve continuar, já que milhões de pessoas ainda estão sem acesso à água, a maioria passa dificuldades para encontrar alimento e as temperaturas congelantes devem durar até o sábado.

A juíza Lina Hidalgo, principal autoridade eleita do condado de Harris, que inclui Houston, disse que o número de casas sem energia em seu condado diminuiu de quase 1 milhão na noite anterior para 46 mil, mas alertou para os desafios adiante.

Os impactos do clima na água e nos alimentos continua, e haverá um congelamento intenso esta noite, o que poderia causar impactos adicionais na infraestrutura”, tuitou Hidalgo nesta quinta-feira. “Ainda temos trabalho para fazer“.

O Conselho de Confiabilidade Elétrica do Texas (Ercot), cooperativa responsável por 90% da eletricidade estadual, disse nesta quinta-feira que fez um “progresso considerável” na restauração da energia da maioria das casas, mas não forneceu cifras detalhadas.

No momento, cerca de 490 mil moradias do Texas estão sem energia, menos do que as cerca de 2,7 milhões de quarta-feira, de acordo com o poweroutage.us, um site que monitora blecautes.

Deixe um comentário

WordPress Ads