EUA Imigração Tecnologia

Empresas prestadoras de serviços públicos encerram cooperação com o ICE

JSNEWS – Um grupo de grandes concessionárias de serviços públicos em todo o país deixara de fornecer informações de dados pessoais de usuários ao Immigration and Customs Enforcement Service (ICE) contidos em suas contas de serviços de cabo, telefone e eletricidade, noticiou o jornal The Washington Post nessa quarta-feira.

O jornal publicou em Fevereiro desse ano que o ICE acessava essas informações para identificar imigrantes indocumentados. O senador Ron Wyden, D-Oregon, instou o National Consumer Telecom and Utilities Exchange (NCTUE) a encerrar essa colaboração que afetava mais de 170 milhões de pessoas incluindo cidadãos americanos. As empresas que fazem parte do NCTUE mantem informações sobre seus usuários em um banco de dados e passou essas informações para a Equifax, uma empresa de avaliação de crédito, que, por sua vez, passou essas informações a investigadores privados, outras agencias  governamentais podem ter acesso a essas informações.

“A venda de informações pessoais que os indivíduos fornecem quando contratam serviços de eletricidade, água e outras necessidades da vida, sem ter consentimento, é um abuso da privacidade dos consumidores”, disse Wyden em uma carta ao Escritório de Proteção Financeira ao Consumidor.

A NCTUE disse ao Post que “tem trabalhado com seus membros para acabar com a prática de ceder a terceiros acesso aos dados do consumidor”.

Deixe um comentário

WordPress Ads