Bizarro EUA Internacional

Em meio ao frio no Texas, chefe da ONU diz ser “total ignorância” rejeitar mudança climática

REUTERS – Pessoas que negam que o inverno rigoroso possa estar relacionado à mudança climática demonstram “total ignorância“, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, nesta quinta-feira, dias depois de o Estado norte-americano do Texas ter sido atingido pela primeira vez por um congelamento histórico e mortal.

Quando questionado se o aquecimento global desempenhou um papel no clima severo dos EUA, Guterres disse que a mudança climática pode tornar “todas as tempestades, todas as oscilações… mais extremas”.

Os cientistas concordam amplamente que a mudança climática está fomentando um clima mais extravagante em todo o mundo, incluindo furacões mais fortes, ondas de calor mais intensas e padrões de chuva mais irregulares.

Determinar se a mudança climática está por trás de um único evento climático, como o frio extremo desta semana no Texas, é mais complicado; os cientistas podem investigar a ligação do clima em um evento meteorológico, mas isso revelará apenas a maior probabilidade de ocorrência do evento.

“Se você olhar para os furacões, se você olhar para as tempestades, mas também se você olhar para as ondas de calor e de frio, estão se tornando mais extremas por causa das mudanças climáticas”, afirmou Guterres a repórteres. “A mudança climática amplifica.”

Quando as pessoas alegaram que o frio intenso seria uma evidência de que o aquecimento global não estaria ocorrendo, “isso é total falta de conhecimento científico, isso é total ignorância”, segundo ele.

Os cientistas dizem que a mudança climática –especificamente o rápido aquecimento do Ártico— pode ser um fator no frio desta semana no Texas, embora mais pesquisas científicas sejam necessárias para confirmar qualquer ligação

Deixe um comentário

WordPress Ads