Biden EUA Internacional

Congresso dos EUA evita paralisação do Governo Federal um dia antes da data limite

AFP – O Congresso dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira (2) um projeto de lei orçamentária provisório, em uma demonstração incomum de unidade entre os partidos para manter as agências federais funcionando até 2022 e evitar uma paralisação onerosa do governo em plena temporada natalina.
Com o relógio marcando às 23h59 de sexta-feira como data limite, o Senado votou por 69 votos a 28 para estender o orçamento atual até 18 de fevereiro, uma resolução que já havia sido aprovada na Câmara dos Representantes.

A “resolução” impede que milhões de funcionários públicos sejam mandados para casa sem remuneração no meio da temporada natalina, já que parques, museus e outras propriedades e serviços federais seriam forçados a fechar.

“Fico feliz que, no final, as cabeças mais frias prevaleceram: o governo permanecerá aberto”, celebrou o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer.

“E agradeço aos membros desta câmara por se juntarem a nós quando estávamos à beira de um fechamento evitável, desnecessário e caro”, acrescentou.

Analistas do Congresso esperavam que a resolução tomasse um caminho tortuoso no Senado, onde um pequeno grupo de republicanos linha-dura ameaçou suspender o projeto de lei orçamentária contra medidas impostas pela Casa Branca para retardar o avanço do coronavírus.

Deixe um comentário

WordPress Ads