EUA

Câmara aprova resolução que limita poderes de Trump em relação ao Irã

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou uma resolução na quinta-feira, 9, para limitar a capacidade do presidente, Donald Trump, de se envolver em um conflito armado com o Irã, dias depois de ele ordenar um ataque com drone que matou o principal comandante militar iraniano. A Câmara, comandada pelos democratas, aprovou a resolução por 224 votos a 194, refletindo o tamanho das bancadas dos partidos republicano e democrata na Casa e o Congresso altamente dividido.

Os democratas acusam Trump de agir de forma imprudente. Já os republicanos raramente votam contra o presidente, que é do mesmo partido, e o apoiam enfaticamente. A aprovação na Câmara envia a medida para o Senado, controlado pelos republicanos, onde o destino da resolução é incerto.

Os republicanos controlam 53 das 100 cadeiras do Senado e raramente votam contra Trump, mas ao menos dois senadores republicanos já se manifestaram a favor da proposta. Se aprovada pela Câmara e pelo Senado, a medida não precisa da sanção de Trump para entrar em vigor.

A Casa Branca divulgou um comunicado em que manifesta oposição à resolução. “Esta resolução é equivocada e sua adoção pelo Congresso pode prejudicar a capacidade de os Estados Unidos protegerem cidadãos americanos a quem o Irã continua a querer fazer mal”, disse o comunicado.

Deixe um comentário

WordPress Ads