EUA

Brasileira é presa em Porto Rico ao tentar reentrar ilegalmente nos EUA

Os oficiais do U.S. Customs and Border Protection (CBP) detiveram na sexta-feira, 13, a brasileira Matilde Rocha de Oliveira, que fora anteriormente deportada antes de embarcar em um voo no Aeroporto Internacional Luis Munoz Marin com destino a JFK em New York.

Em 13 de setembro, durante as inspeções autorizadas pela lei federal, Matilde alegou ser cidadã dos Estados Unidos, nascida em Porto Rico e apresentou o que parecia ser uma carteira de motorista de Porto Rico falsificada aos oficiais do CBP.

Entretanto, uma investigação mais aprofundada conduzida pelos agentes do CBP revelou que a brasileira fora removida para o Brasil em 4 de agosto de 2003. “Os oficiais do CBP são treinados regularmente para detectar documentos fraudulentos usados por pessoas com más intenções para evitar a detecção”, disse Edwin Cruz, diretor do CBP na área de portos e aeroportos de San Juan, Porto Rico. Matilde Rocha de Oliveira foi levada perante a magistrada dos EUA Camille Velez-Rivé para uma audiência preliminar, por violação do Título 8, Código dos Estados Unidos, Seção 1326 (a) (1), por reentrada após uma remoção prévia. Se for condenada, Matilde Rocha de Oliveira vai enfrentar uma pena de prisão por não mais de dois anos, ou multa, ou ambos.

Deixe um comentário

WordPress Ads