EUA

Boston compartilhou dados de estudantes com o ICE

Jehozadak Pereira

Advogados de direitos civis ligados ao Lawyers for Civil Rights afi rmaram nesta semana que entre o mês de setembro de 2014 e fevereiro de 2019, o Boston Public Schools compartilhou com agências policiais, imigração e alfândega cerca de 135 relatórios de incidentes com imigrantes indocumentados com o Boston Regional Intelligence Center (BRIC). A constatação se deu através de documentos obtidos pelos advogados em tribunais.

Como consequência do compartilhamento de dados e informações, o Lawyers for Civil Rights está processando judicialmente o Boston Public Schools depois de uma batalha jurídica para obter os documentos referentes aos registros que comprovam o compartilhamento de informações.

A prisão de um aluno dos sistema escolar do Boston Public Schools foi deportado depois de ter sido preso pelo ICE após uma briga no refeitório. Orlando – como se chama o estudante, veio para os Estados Unidos para ficar com seu pai, e de acordo com a advogada Sarah Sherman-Stockes, não participava de nenhuma gangue, fato que foi usado como argumento pelas autoridades para deportar Orlando em 2018.

Pelo menos mais uma aluno enfrenta uma deportação baseada no compartilhamento dos relatórios sobre incidentes escolares que envolve violência. Alunos de escolas de Nantucket e Boston foram deportados por causa da cooperação dos distritos escolares com departamento de polícia e agências federais. Cerca de 80% dos alunos da East Boston High School são latinos, cerca de 23 relatórios foram originários desta escola.

O Boston Public Schools tem sob sua supervisão 75 oficiais de polícia que são pagos pelo distrito escolar. De acordo com os registros divulgados até o momento, os relatórios de incidentes compartilhados com o BRIC vão desde relatos de pichações a supostos assaltos e agressão. Mas muitos dos documentos foram editados e não incluem nomes, idades, raça e etnia e, em alguns casos que envolvem grande parte da narrativa que explica os incidentes.

Não está claro quantos estudantes envolvidos são imigrantes. O Boston Public Schools divulgou um comunicado onde afirma o seguinte: “A segurança dos estudantes é o objetivo principal nas escolas públicas de Boston.

O BPS não compartilha informações de alunos com o ICE. O BPS compartilha relatórios de incidentes policiais escolares com a polícia local em conexão com suas investigações criminais ou se os relatórios de incidentes contiverem informações que, se compartilhadas com a Boston Police Department, são úteis para garantir a segurança da escola, do público e dos bairros da cidade”. Ativistas e defensores da imigração estão pedindo ao Boston Public Schools que pare de compartilhar informações que envolvam incidentes com o ICE.

De acordo com uma lei municipal Boston é considerada uma cidade santuário o que em tese impõe limites no compartilhamento de informações com o ICE. O fato foi divulgado em primeira mão pelo jornal Boston Globe.

Deixe um comentário

WordPress Ads