Biden EUA Internacional

Biden assegura na ONU que os Estados Unidos “não procuram uma nova Guerra Fria”

JSNEWS – Numa alusão a um ‘possível‘ confronto de interesses com a China, Joe Biden insistiu que “não procura uma nova Guerra Fria ou um mundo dividido em blocos” e acrescentou que os Estados Unidos “estão prontos para trabalhar com todas as nações que se comprometam e procurem uma solução pacífica para partilhar os desafios, mesmo que existam intensos desacordos noutros domínios”.

O líder da Casa Branca também assegurou que o seu país regressara plenamente ao acordo sobre o programa nuclear iraniano caso o Irã  “faça o mesmo” e prometeu impedir que Teerã consiga obter a bomba atómica.

Os Estados Unidos permanecem determinados e prontos para impedir as armas nucleares iranianas”, frisou.

Biden também disse que Trabalha com os membros permanentes do Conselho de Segurança “para obter diplomaticamente, com toda a segurança, o regresso do Irã ao Acordo Nuclear.”

O Presidente norte-americano prometeu ainda que aumentar os esforços internacionais do seu país para combater a pandemia de covid-19 e as alterações climáticas e referiu que “vai anunciar compromissos adicionais” para aumentar a vacinação nos países subdesenvolvidos no transcorrer de uma conferencia virtual que ele mesmo esta organizando para essa quarta-feira, 22.

Além disso, Biden comprometeu-se a “duplicar” o montante de ajuda dos Estados Unidos aos países mais pobres para enfrentar as alterações climáticas, mas sem precisar o valor.

O encontro geral das Nações Unidas é um dos pontos mais altos para a diplomacia internacional e foi aberta hoje em Nova Iorque, com o discurso de António Guterres, na presença de mais de 100 chefes de Estado e de Governo e representação diplomática de todos os 193 Estados-membros da ONU.

O primeiro chefe de estado a falar foi o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

Veja abaixo um resumo dos temas abordados por Biden durante o discurso na ONU:

  • Biden defendeu a saída dos EUA do Afeganistão e o fim da guerra travada há 20 anos, celebrando a “era da forte diplomacia”. Ele reconheceu, porém, os riscos ainda existentes do terrorismo.
  • O presidente dos EUA também exaltou a União Europeia, irritada com o recente acordo americano com Reino Unido e Austrália. Ainda assim, Biden reforçou a importância do fortalecimento dos laços com aliados do Indo-Asiático, o que inclui os australianos.
  • Sem citar nominalmente nenhum país rival, Biden rejeitou a ideia de uma “nova Guerra Fria”, mas disse que os EUA se opõem a “países mais fortes que tentam controlar os mais fracos”.
  • O democrata também anunciou uma ajuda de US$ 100 bilhões para que os países em desenvolvimento combatam mudanças climáticas.
  • Em relação à pandemia, Biden celebrou a vacinação e o compartilhamento de vacinas com outros países — em um momento de baixa procura pelos imunizantes nos EUA.

Deixe um comentário

WordPress Ads