Biden China EUA Internacional Saúde

Baixa procura põe em risco meta de vacinação projetada por Biden nos Estados Unidos

AP – O plano do presidente norte-americano Joe Biden de vacinar 70% da população adulta dos EUA com ao menos uma dose de vacina contra a covid-19 até 4 de julho, Dia da Independência do país, fica cada vez mais longe de se tornar realidade por conta da queda na procura pela vacinação. As informações são do jornal The Washington Post.

Segundo informações do jornal, o país tem em média 1 milhão de doses aplicadas por dia, um declínio de mais de dois terços no comparativo com o pico de 3,4 milhões de doses diárias atingido em abril.

De acordo com a reportagem, 13 Estados já vacinaram cerca de 70% da população adulta. Outros 15 Estados estão acima de 60% e provavelmente atingirão a meta de Biden.

Entretanto, o restante está ficando para trás. Tennessee e 5 outros Estados estão com 50% ou menos da população vacinada, o que torna improvável atingir a meta do presidente.

A desaceleração resultou em diversas campanhas para incentivar a imunização contra a covid-19.

A cidade de Nova York, por exemplo, distribuiu batatas fritas de graça em restaurantes Shake Shack, uma rede de fast food que foi criada na cidade, para quem apresentava a comprovação da vacina.

Possível influência na desaceleração
Em 13 de abril, O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) e a FDA (Food and Drug Administration, autoridade sanitária dos EUA) decidiram suspender a aplicação da vacina da Janssen (braço farmacêutico da Johnson & Johnson) nos Estados Unidos.

O motivo é uma reação adversa rara em que a pessoa desenvolve coágulos de sangue. As agências afirmaram que foram registrados 6 casos no país.

Ainda de acordo com o texto, os EUA já teriam alcançado todos os chamados “frutos baixos”, pessoas que estavam completamente dispostas a se vacinarem. A partir daí, a batalha de convencimento é mais complicada: uma pesquisa realizada no país mostra que ao menos 1/3 dos norte-americanos não pretende se imunizar.

Deixe um comentário

WordPress Ads