EUA

Autoridades alertam para o risco da febre eqüina

Jehozadak Pereira

Pelo menos dois moradores do Estado de Massachusetts contraíram neste ano a Eastern Equine Encephalitis – Encefalite Equina Oriental (EEE) – um vírus que ameaça a vida e que é transmitido por mosquitos. Pessoas no sudeste de Massachusetts tem um risco particular de contrair o vírus, que é raro, mas mortal.

Assim, as autoridades estaduais estão monitorando a doença de perto, bem como agendando pulverizações para combater os mosquitos transmitidos em algumas áreas de Boston e no sudeste de Massachusetts.

Pelo menos uma pessoa morreu em decorrência da EEE, contraída anos atrás. Jeff Fuller, 52 anos, morreu em maio deste ano. O Departamento de Saúde (DPH) Pública de Massachusetts, começou na noite da quarta-feira, 21, uma segunda rodada de pulverização em cerca de 37 cidades onde existe risco crítico ou ato para o EEE.

De acordo com o Massachusetts Department of Public Health (DPH) em 2019, mais de 330 mosquitos em todo o Estado testaram positivo para o EEE, incluindo espécies que podem picar animais, sendo que os insetos transmitem o vírus para as aves.

COMO EVITAR AS PICADAS DE MOSQUITO

A que horas do dia há mais mosquitos
As horas entre o pôr do sol e o amanhecer são as horas de mais mosquitos. Mude o horário das atividades que faz ao ar livre durante a manhã e o crepúsculo. Se não puder, tenha cuidado: use um repelente de insetos e vista a roupa adequada.

A roupa pode ajudar a reduzir as picadas de mosquito
Se estiver ao ar livre, use calças compridas, camisa de mangas compridas e meias. Isto pode ser desconfortável quando faz calor, mas ajudará a manter os mosquitos longe de sua pele.

Identificados os primeiros mosquitos portadores do WNV Use repelente de insetos quando estiver ao ar livre
Use repelentes que contenham DEET (N-N- -dietil-meta-toluamida), permetrina, picaridina (conhecida como KBR 3023) ou óleo de eucalipto citriodora [p-metano 3,8-diol (PMD)], e siga as instruções contidas no rótulo do produto. Os produtos à base de DEET não devem ser aplicados em bebês com menos de dois meses de idade e devem ser usados em concentrações de no máximo 30% em crianças maiores. O óleo de eucalipto citriodora não deve ser aplicado em crianças com menos de três anos de idade.

Mantenha os mosquitos longe de sua casa Elimine a água parada
Os mosquitos põem ovos na água estagnada. Para reduzir a quantidade de lugares onde os mosquitos podem se reproduzir esvazie ou elimine objetos que possam acumular água. Limpe as calhas dos telhados que estiverem entupidas, para facilitar o escoamento da água de chuva. Vire recipientes como vasos sem plantas e piscinas infantis de plástico, e troque a água de chafarizes ou banheirinhas de pássaros com freqüência.

Instale ou conserte as telas Os mosquitos gostam de entrar em casa. Mantenha-os fora da sua casa com telas bem presas em todas as portas e janelas. Quais são os sintomas?
Cerca de 8% dos infectados não têm qualquer sintoma e 20% apresentam sintomas parecidos com os da gripe: febre, dores de cabeça e no corpo. No entanto, menos de 1% dos infectados acabam por desenvolver uma doença mais grave.

Se a infecção for grave pode provocar inflamação no cérebro – encefalite, na membrana que envolve o cérebro e na espinal medula – meningite ou, simultaneamente, no cérebro e da membrana – meningoencefalite. Os doentes podem ter dores de cabeça, febre, pescoço rígido, irritação nos olhos, desorientação, fraqueza muscular, convulsões e, nos casos mais graves, coma e mesmo morte.

A maioria das mortes registadas foram de pessoas com mais de 50 anos. A infecção costuma durar no máximo algumas semanas, e apenas uma em cada 150 pessoas tem sintomas graves. Mas em muitos desses casos a enfermidade deixa seqüelas.

Deixe um comentário

WordPress Ads