Biden EUA Imigração Local

Aumenta os casos de adultos se passam por menores na fronteira mexicana

JSNEWS – Aumenta o numero de adultos que estão se passando por menores desacompanhados para tentar entrar nos Estados Unidos pela fronteira sul, e de acordo com a Border Patrol do Setor de El Paso, somente no mês de Outubro mais de 55 adultos tentaram se passar por menores desacompanhados e no ano fiscal passado 559 adultos foram pegos naquele setor alegando serem menores, informação é da Border Patrol dessa ultima sexta-feira,12. Segundo uma reportagem do NY POST.

“As Organizações Criminais Transnacionais (TCOs) frequentemente recrutam e exploram indivíduos, convencendo-os a se passarem por crianças desacompanhadas (UCs) para serem introduzidas ilegalmente nos Estados Unidos”, disseram autoridades em um comunicado.

“Cerca de 30% dos membros da perigosa organização criminosa MS-13 presos nos últimos anos pelo ICE originalmente entraram nos Estados Unidos como menores desacompanhados”, disse Jessica Vaughan, do Center for Immigration Studies . “E isso não está acontecendo apenas no setor de El Paso.”

Os adultos são incentivados a se passar por crianças e pela Lei da Proteção às Vítimas do Tráfico de 2008, que exige que o Departamento de Segurança Interna (DHS) transfira os menores de idade para os Centros de Saúde e Serviços Humanos em 72 horas após serem encontrados na fronteira, mesmo que a criança não tenha sido traficada. E seguida, o DHS então coloca rapidamente essas crianças em contato com cuidadores dentro dos  Estados Unidos, e há muito pouco risco de deportação.

Yery Noel Medina Ulloa é a nova face das políticas de imigração do presidente Joe Biden. Escritório do Xerife de Jacksonville

Uma desses imigrantes que se passou por menor desacompanhado foi o hondurenho, Yery Noel Medina Ulloa, de 24 ano, que cruzou com sucesso a fronteira se passando por um menor de idade desacompanhado no início deste ano.

Em 7 de outubro, Ulloa foi preso por matar Francisco Javier Cuella, pai de quatro filhos que lhe deu abrigo e um emprego em seu comércio na cidade de Jacksonville, no estado da Flórida. Após o crime, as autoridades americanas descobriram sua verdadeira idade quando  entraram em contato com as autoridades hondurenhas.

Não se tem estimativa de quantos adultos se passaram por menores de idade na fronteira dos Estados Unidos com o México, sabe-se apenas que somente na região de El Paso 23.000 menores desacompanhados foram encontrados por agentes da Border Patrol no ano fiscal passado, e em toda a fronteira mexicana, mais de 100.000 foram encaminhados aos abrigos do DHS no mesmo período.

 

Deixe um comentário

WordPress Ads