EUA Imigração Internacional Policial

Acidente próximo à fronteira dos EUA com México deixa 13 imigrantes mortos na Califórnia

AP – As 13 pessoas que morreram em um acidente entre um veículo utilitário (SUV) e um caminhão de carga, em uma estrada no sul dos Estados Unidos, entraram no país ilegalmente por um buraco na cerca de fronteira com o México. A batida entre os veículos ocorreu na rota estadual 115, na Califórnia, a cerca de 16 km da fronteira com o México. A SUV transportava 25 pessoas.

Segundo autoridades de imigração dos EUA, o buraco foi aberto aparentemente por contrabandistas. Gregory Bovino, chefe do setor El Centro da patrulha de fronteira, diz que um vídeo de vigilância na fronteira mostra dois veículos, uma Ford Expedition e um Chevrolet Suburban, passando pelo buraco.
O Suburban levava 19 pessoas e pegou fogo por razões desconhecidas em uma rodovia após entrar nos EUA. Todos os imigrantes conseguiram escaparam do veículo e foram detidos por agentes da patrulha da fronteira.

A Expedition carregava 25 pessoas conseguiu continuar o caminho, mas foi atingida por um trator de reboque, que carregava cascalho. Dez dos 13 mortos foram identificados como cidadãos mexicanos. A patrulha da fronteira afirmou que seus agentes não perseguiam o veículo momento do acidente.

A abertura na cerca foi a aproximadamente de 50 km do local do acidente, no coração do Vale Imperial da Califórnia, uma importante região agrícola que está no auge da colheita, que fornece grande parte da alface, cebola, brócolis e vegetais de inverno para os supermercados.

(Foto – GINA FERAZZI, LOS ANGELES TIMES/TNS)

A barreira física era feita de cabos de aço antes de o ex-presidente Donald Trump cobrir parte dela com barreiras que

se aprofundam no solo. Mas as fotos mostram que oito postes de aço foram serrados na base para permitir a entrada dos imigrantes.

“Contrabandistas humanos provaram repetidamente que têm pouca consideração pela vida humana”, afirmou chefe do setor El Centro da patrulha de fronteira.
“Aqueles que podem estar pensando em cruzar a fronteira ilegalmente devem parar para pensar nos perigos, que muitas vezes terminam em tragédias”, afirmou Bovino. “Tragédias com as quais nossos agentes de patrulha da fronteira e socorristas estão, infelizmente, muito familiarizados”.

SUV para 8 pessoas
A SUV foi construída para levar oito pessoas com segurança, mas os contrabandistas costumam lotar os veículos para maximizar seus lucros.

Os assentos do veículos foram removidos, exceto os do motorista e do passageiro da frente, segundo Omar Watson, chefe da divisão de fronteira da patrulha rodoviária da Califórnia.

O acidente aconteceu em uma área que se tornou a principal rota para travessias ilegais da fronteira desde o fim da década de 1990, após o aumento da fiscalização em San Diego empurrar a imigração ilegal para áreas mais remotas.

Deixe um comentário

WordPress Ads