Esportes

Justiça russa condena ex-motorista de jogador Fernando a 3 anos de prisão

ESTADO – A Justiça russa diminuiu a pena de Robson Nascimento de Oliveira, de 12 anos, como pedia a promotoria, para três anos de prisão. Contado o tempo em que ele já está preso, um ano e nove meses, o brasileiro poderá deixar a prisão dentro de menos de um ano e meio. A promotoria deve recorrer da sentença em até 10 dias. Somente depois da sentença definitiva é que o processo de transferência de Robson para o Brasil poderá começar.

O motorista foi considerado culpado por contrabando e tentativa de tráfico de drogas por ter levado para a Rússia duas caixas do remédio Mytedom 10mg (cloridrato de metadona) comprados pela família do jogador de futebol Fernando, volante, ex-seleção brasileira e atualmente no Beijing Guoan.

Mytedon – Cloridrato de metadona, proibido na Russia, liberado no Brasil. Cuidado ao viajar com medicamentos

Robson não sabia que os remédios estavam na mala, que lhe foi entregue fechada no aeroporto. Ele chorou bastante ao final da sentença, considerada surpreendente até pela defesa do motorista. No pior cenário, considerando as penas máximas para os crimes, o brasileiro poderia ser condenado a até 25 anos de prisão.

O advogado de Robson na Rússia, Pavel Gerasimov, e representantes da embaixada do Brasil em Moscou, que acompanharam a sessão, disseram que desconhecem qualquer documento assinado garantindo a transferência do motorista para o Brasil.

A defesa de Robson acredita que o processo será iniciado tão logo a sentença seja definitiva, após a fase de recursos. Se a transferência tiver sucesso, Robson terá de cumprir o restante da pena em presídio brasileiro. Pelas leis russas, cumprindo 3/4 da pena, o condenado já pode deixar o regime fechado. Se a pena for mantida, Robson já poderá deixar o centro de detenção, em Kashira, daqui cerca de oito meses.

Só tenho a dizer que estou super, mega feliz. Agora mais do que antes ele estará de volta ao Brasil e com a família dele. Estou com pensamentos positivos desde janeiro“, disse a mulher de Robson, Simone Barros.

 

 

 

Deixe um comentário

WordPress Ads