Esportes

De Canela – Sport Total

Por: Alfredo Melo 

1 Armando Soares, amigo desde os bancos escolares, do glorioso Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, flamenguista chato (redundância) e sempre me zoando com as vitorias do Flamengo sobre o Botafogo, após a vitória do Botafogo sobre o Flamengo por 3×2, me mandou uma mensagem carinhosa” Alfredão você deve estar muitos feliz com a vitória do seu Fogão sobre o meu Mengão”, vendo essa bola levantada, não resisti, subi e cortei, “Só um Tiquinho, Soares”. Me fez bem.

2 O talentoso e marrento Profexor, aos 71 anos de idade, volta à beira do gramado pelas mãos de Duílio Alves, presidente do Corinthians. O profexor Luxemburgo, volta só, sem a numerosa “entourage” que incluía até segurança, característica dele, nos anos 90 e 2000, nos clubes que dirigia. Luxemburgo enfrenta o desafio de mostrar, se foi capaz de evoluir ou se continua preso ao esquema que o tornou o técnico mais vencedor, nas duas décadas que brilhou. Luxa vai trabalhar com a Comissão Técnica fi xa do Corinthians e terá Fernando Lazaro como Auxiliar Técnico. Assumiu na segunda-feira e na terça-feira, foi derrotado na Arena Itaquera, por 2×1 pelo o Del Valle. Vai ter que tirar leite de pedra para classifi car o Curingão, para a próxima fase da Libertadores.

3 A goleada sofrida pelo River Plate, por 5×1 para o Fluminense, no Maracanã, é o reflexo da crise econômica do país, que atinge o futebol argentino. Os jogadores argentinos, da prateleira de cima, estão no futebol europeu e os demais, estão se bandeando para o Brasil, enfraquecendo os times argentinos, principalmente, River Plate e Boca Jrs, que parecem sem forças de retomar seus lugares no cenário sul-americano. A conquista do Mundial do Marrocos, foi um ponto fora da curva.

4 O novo texto da FIFA, que regula as leis no campo de jogo, tem deixado os goleiros em desvantagem contra os batedores, nas cobranças de pênaltis. Impedidos de se movimentarem, para não distrair a atenção dos batedores, os goleiros se sentem engessados e isso tem aumentado a efi cácia dos batedores, indo a quase 90% nas 34 penalidades marcadas desde que a regra passou a valer, no dia 11 de abril. Em 2022, sem essa regra, o aproveitamento dos times de série A, não passou de 75,8 %. Os goleiros brasileiros estão cuspindo marimbondos e pressionam a CBF.

5 O Bahia concluiu a venda da SAF do clube para o Grupo City, bens e atletas já estão registrados sob a tutela do Bahia SAF. O Grupo City passa a ser dono de 90% do Bahia SAF que é o 13* clube do Grupo. Segundo o CEO Ferran Soriano, o Bahia será o segundo maior clube do Grupo. Uma coisa deve estar assustando os torcedores do Bahia, ao afi rmar que o principal objetivo será formação e comerciali zação de atletas para a Europa. 6 Uma nova “Queda da Bastilha” ameaça Paris. Torcedores do PSG, protestam em frente ao clube, criticam diretoria e Messi e mar cham para a casa de Neymar. Os torcedores xingam e ameaçam Messi, cobram mudanças da diretoria e em frente a casa de Neymar, gritam para que Neymar, vá embora. O PSG reforçou a segurança em frente a sede do Clube, no Centro de Treinamento, na casa de Messi, de Verratti e de Neymar. Messi já anunciou que não vai continuar no PSG.

7 Aos 31 anos de idade, Cano era desconhecido no Brasil e na Argentina. Cano passou a maior parte de sua carreira no México e na Colômbia. Em 2020 o Vasco o trouxe da Colômbia, como uma aposta e assinou um contrato de dois anos. Cano nunca chegou a en cantar a torcida do Vasco. O argentino em duas temporadas no Vasco marcou 43 gols, jogando em times tecnicamente fracos e não conse guiu evitar o rebaixamento do Vasco para a série B e não conseguiu trazer a equipe de volta para a série A. Após perder três pênaltis em jogos decisivos, a relação Cano e Vasco azedou. Alguns dirigentes do Vasco diziam que Cano era muito caro e “pipoqueiro”. Devendo 3,5 milhões ao jogador, Vasco e Cano chegaram a um acordo e o Vasco o liberou. Um mês depois, Cano assinava com o Fluminense. Hoje a SAF do Vasco, lamenta a atitude de amadorismo dos dirigentes vascaínos, ao tratar do caso Cano.

8 A Itália pobre está em festa. Após 33 anos da conquista do título italiano, comandados por Alemão, Careca e Maradona, de ser rebaixado para a série B, de ter falido, de ser rebaixado para a série C e perder a licença por uma dívida de 70 milhões de euros, de poder continuar existindo, apenas, se fosse comprada por alguém que pudesse garantir o pagamento dos débitos e refundasse o clube com outro nome, o Napoli conquistou o terceiro campeonato italiano, série A ao empatar em Udine. com a Udinese em 1×1. O time chegou aos 80 pontos e não pode ser alcançado por mais ninguém. O Napoli foi salvo da extinção, por um fanático torcedor, o empresário Aurélio de Laurentiis, que pagou a dívida e foi obrigado a trocar o nome de “Societa Sportiva Calcio Napoli ” para “Napoli Soccer “.


Bem, até que enfim o Alfredo Melo assume a verdade que nunca quis calar: ele é o Gatinho Cruel, que agora sai de cena para dar lugar ao seu criador. Enorme criatura no sentido literal, na bondade, no caráter e no conhecimento profundo do futebol e das coisas boas da vida, inclusive pratos deliciosos. Ah, tem também a paixão pelo Botafogo cada dia maior…

Deixe um comentário

WordPress Ads