Esportes Saúde

Abertura das Olimpíadas tem estádio vazio e protestos

A cerimônia de abertura das Olimpíadas de Tóquio foi realizada nesta 6ª feira, 23, com o estádio olímpico praticamente vazio. A restrição ao público é uma das medidas sanitárias para evitar a propagação da covid-19. Protestos foram registrados do lado de fora do estádio, contra a realização dos Jogos.

Na 5ª feira Tóquio registrou 1.979 novas infecções, o maior número desde janeiro. A capital japonesa está sob estado de emergência, o 4º decretado.

Os Jogos Olímpicos foram adiados em 1 ano por causa da pandemia, mas pesquisas de opinião mostram que a maior parte da população era contra a realização do evento.

Em uma das edições mais controversas do evento esportivo, a abertura das Olimpíadas de Tóquio destacou tradições japonesas, homenageou o esforço dos atletas para treinar durante a pandemia e dedicou 1 minuto de silêncio em homenagem a pessoas que morreram por causa da covid-19.

No estádio com capacidade para 68.000 pessoas, menos de 1.000 assistiram à abertura. De acordo com o porta-voz da Tóquio 2020, Hidemasa Nakamura, 950 pessoas participaram. São cerca de 800 convidados estrangeiros e 150 do Japão, segundo a TV Asahi. Entre os presentes, estão a primeira-dama dos EUA, Jill Biden, e o presidente francês, Emmanuel Macron.

Aproximadamente 5.700 pessoas desfilaram na cerimônia de abertura, utilizando máscaras de proteção e distanciamento social.

Durante a cerimônia, manifestantes protestaram contra a realização dos Jogos, do lado de fora do estádio olímpico. De acordo com o editor de esportes do New York Times, Jonathan Ellis, os protestos são “facilmente” ouvidos de dentro do estádio durante momentos de silêncio.

A cerimônia contou com apresentação da música “Imagine”, de John Lennon e Yoko Ono, interpretada por vários artistas, entre eles John Legend e Keith Urban.

Deixe um comentário

WordPress Ads