Editorial

Editorial edição 1416 – Que 2021 nos traga alívio e tranquilidade

Jehozadak Pereira
Os antigos diziam que não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe, e se transpormos isto para o ano de 2020, o que mais vimos foram crises sucedendo crises que parecem durar uma eternidade, sem prazo ou dia para ir embora em especial a que é provocada pela pandemia do coronavírus.

O mundo virou de ponta cabeça e não há a menor expectativa de quando as coisas estarão normalizadas. Nossas expectativas é ela já vai embora dentro de uns poucos dias que podem durar meses, o que não esperamos que aconteça. Uma crise não manda recado, mas dá sinais de como vai ser.

Quando menos se espera ela vem e se instala. Diante disto o jeito é economizar, ou como dizemos lá no Brasil, e aqui também, apertar o cinto para não passar apertado.

Esta crise tem nos ensinado em tão pouco tempo coisas que normalmente levaríamos anos para aprender, ou não.

Prevenir-se adequadamente para poder passar pela época das vacas magras sem problemas não estava na mira de milhões de pessoas em todo o mundo. Logo, guardar dinheiro nem pensar, o que atingiu a imensa maioria que foi pega no contrapé e que jamais se preocupou em economizar. Uma das primeiras providências é fazer contas, apontando devidamente as despesas e as receitas, que na maioria das vezes é o que se ganha trabalhando.

Outra providência necessária é guardar o cartão de crédito, ou se precisar usá-lo, pague a fatura integral no vencimento, pois rolar a dívida nestas alturas é verdadeira loucura.

Quais são as suas despesas? Quanto você precisa para viver confortavelmente? Coloque tudo isto no papel, e projete por um ano todas as suas despesas. Veja o que é supérfluo e o que pode ser cortado.

Minimize os seus gastos. Busque alternativa para as suas compras para casa, pois é possível que você economize bastante no final de um ano.

Não se acanhe em cortar despesas. As redes sociais estão cheias de gente buscando emprego e há aqueles que literalmente no ápice da crise, viveram da caridade alheia, já que o que faltou foi comida mesmo.

Aqui mesmo nas páginas do JS News veiculamos diversas reportagens de entidades comunitárias que estão fornecendo cestas básicas para quem precisa e as têm distribuído aos milhares no Estado de Massachusetts, o que acontece também em outros estados. Tem gente que ficou literalmente a zero, sem dinheiro para ir na esquina mais próxima. O que fazer quando tudo isto terminar?

Para potencializar tudo junte-se o fato de que milhões de pessoas são indocumentados, o que maximiza o problema a níveis insuportáveis, pois oficialmente não há a quem recorrer numa situação desta.

Economizar será a palavra de ordem de milhões de pessoas. Mas convém lembrar daquele vestido, bolsa, sapato, acessório, cabeleireiro, etc etc, que tragam literalmente o dinheiro de muitas mulheres todos os dias. E os homens? Estes não ficam atrás nas compras e gastos com seu carros sem pensar no dia de amanhã.

Um outro conselho é comparar preços. Na próxima vez que for ao supermercado, compare os preços dos produtos similares. Uma boa opção de compra são os produtos da marca – veja se há mercadorias com a marca do estabelecimento que você está comprando.

Se tiver, eles são embalados na maioria das vezes pelo mesmo fabricante que concorre na prateleira ao lado pelo mesmo preço. Só que os produtos da marca costumam ser mais baratos, e se você optar por eles vai sair ganhando e economizando e será uma boa oportunidade de passar pela crise ou vacas magras sem sentir muito os efeitos. As dicas de economia são muitas e com certeza cada um encontrará o modo de economizar adequado.

De que adianta ter um schedule próprio ou mesmo uma companhia de limpeza ou construção se tudo está literalmente parado? Primeira lição da crise: economize tudo o que puder ser economizado e poderíamos juntos fazer uma relação enorme a partir da sua casa e apontar cada item onde se poderiam economizar pelo menos US$ 100 mensais.

Agora multiplique tudo isto por 12 e veja o quanto você gasta sem necessidade todos os anos, e a economia que poderá fazer se adotar alguns critérios e práticas bem simples e objetivas.

Outra lição é a de que você deve buscar trabalhar numa atividade essencial para que em caso de emergência não fique desempregado e parado sem nenhuma perspectiva e sobretudo seja uma pessoa melhor em todos os sentidos que a vida lhe oferecer. Saia desta situação melhor do que entrou e não esqueça de guardar e provisionar para o dia mau, como tem sido estes tempos…

NOTA DA REDAÇÃO Agradecemos e retribuímos a todos os votos e as mensagens de boas festas que recebemos e desejamos a todos um Feliz Ano Novo.

Deixe um comentário

WordPress Ads