Editorial

Editorial da edição 1424 – Pague seus impostos

Jehozadak Pereira
Uma das coisas que o americano mais leva a sério é o pagamento de impostos, principalmente o imposto de renda, que além de ser uma obrigação, pode levar para a cadeia quem sonega.

Nos anos 1930, a justiça conseguiu colocar as mãos em Al Capone, por causa do não pagamento do imposto de renda. Chicago toda pensava que Capone era um honesto homem de negócios, mas foi aí que conseguiram pegá-lo. Al Capone foi condenado a onze anos de prisão por sonegação de impostos em 1931. Em 1929 havia sido nomeado o homem do ano, o que foi insuficiente para evitar que cumprisse a sua pena na cadeia. Serviu de exemplo para a posteridade.

Nos últimos anos milhares de empresários brasileiros voltaram a sua atenção para a regularização das suas empresas e das suas companhias, pagando os seus impostos e cumprindo com as leis americanas. Para o IRS – Internal Revenue Services é uma obrigação o pagamento de imposto e as tabelas variam de acordo com a situação do declarante, se for solteiro ou casado, se tem dependentes ou não, existem muitas variáveis, mas a maioria dos declarantes não entendem que podem ser isentos do imposto de renda, mas não são isentos dos outros impostos sociais, portanto, não compare seu caso com o do vizinho.

Pague os seus impostos e viva tranquilo. O governo oferece uma infinidade de incentivos, desde o uso de veículos com combustível alternativo até os mais comuns relativos aos empregados como seguro de saúde, por exemplo.

Para se pagar menos têm que gastar ou investir em algo primeiro, ou seja, o dinheiro não vai para as mãos do governo, mas acaba nas mãos de alguma outra empresa. O que acontece de uma forma geral é que as pessoas confundem imposto de renda com os demais impostos na declaração de renda. Os impostos na declaração são Imposto de Renda que é a nossa contribuição para o Governo Federal operar, o Social Security. Dependendo da renda a pessoa física pode ficar isenta do imposto de renda, mas nunca ficará isenta da taxa do Social Security e Medcare.

Muita gente se confunde se receberá dinheiro de volta ou não pois o retorno depende de vários outros fatores que compõem o quadro de quem declara referente ao ano do recebimento do salário ou da renda. Quando começar a declarar é a dúvida que grande quantidade de pessoas têm, por talvez achar que por ser indocumentado não deve pagar seus impostos.

Pagar impostos pode ser um importante aliado na hora de se legalizar, e é notório que muitas pessoas foram favorecidas porque pagaram seus impostos antes de obter os seus documentos. Outra coisa é guardar todos os documentos e comprovantes de recebimento e pagamento, o que mostra o conceito de organização de cada um. Pode ser um pouco complicado no começo, mas com certeza dará menos dor-de-cabeça no futuro e também mais confiança.

Outro conselho é deixar nas mãos de quem entende aquilo que você não sabe ou não compreende, e nestas horas o auxílio de um profissional é de grande ajuda e com certeza pode evitar problemas no futuro. Gaste seu tempo em fazer aquilo que conhece, ganhe dinheiro nisto e não tente economizar em áreas que não tem conhecimento, ou que podem te prejudicar diante das autoridades.

Na semana passada, o presidente Joe Biden enviou para o Congresso o seu prometido projeto de reforma de imigração e um dos itens prioritários se a medida for aprovada é ter o imposto de renda em dia. Já imaginou se você ficar de fora da reforma por causa de impostos atrasados ou não declarados? Não perca tempo e regularize a sua vida fiscal em quanto há tempo. Na realidade cada um dos que aqui estão, pagam impostos, principalmente quem mora nos estados onde os pagamentos de taxas são compulsórias e inseridas nos respectivos recibos.

Não há alternativa, ou paga ou não leva a mercadoria e nem consome os produtos. Logo, cada um é pagador de impostos. Aqui nos Estados Unidos, o dinheiro dos impostos financiam muitas coisas e se reflete na qualidade de vida e nos programas que o governo incentiva e apoia. Dever para o IRS é das piores coisas que pode acontecer na vida de um contribuinte em atraso.

Cair na malha fina da auditoria então será o fim e só quem já passou por isto sabe o que significa. O season tax está em pleno vigor e sempre é hora de regularizar as contas, acertar a vida pois vai que numa ocasião destas, pinta uma nova lei que passa pelo pagamento de impostos e certamente as coisas serão mais fáceis e menos dispendiosas.

Na comunidade brasileira em Massachusetts há bons e competentes contadores que podem dar assistência e orientações pertinentes. O prazo para a entrega das declarações individuais é até o dia 15 de abril.

Deixe um comentário

WordPress Ads