Biden Economia

Pedidos semanais de auxílio-desemprego nos Estados Unidos têm queda

REUTERS – O número de norte-americanos que entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego caiu na semana passada, sugerindo que o mercado de trabalho está avançando mesmo com o aumento de novas infecções por Covid-19.

Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego caíram em 14 mil, para um número com ajuste sazonal de 340 mil na semana encerrada em 28 de agosto, informou o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira. Esse foi o patamar mais baixo desde meados de março de 2020, quando os negócios não essenciais foram fechados para desacelerar a primeira onda de casos de coronavírus.

Economistas consultados pela Reuters previam 345 mil novos pedidos para a última semana.

Os registros já caíram ante um recorde de 6,149 milhões no início de abril de 2020, mas permanecem acima da faixa de 200 mil a 250 mil que é vista como consistente com condições saudáveis do mercado de trabalho.

A última onda de infecções por Covid-19, impulsionada pela variante Delta, e uma escassez implacável de trabalhadores deixavam alguns economistas antecipando forte desaceleração no crescimento do emprego no relatório de criação de vagas de agosto do governo.

Os indicadores do mercado de trabalho no mês passado foram mistos. Um indicador de emprego nas fábricas do Instituto de Gestão do Fornecimento (ISM, na sigla em inglês) contraiu em agosto e caiu para seu nível mais baixo desde novembro.

O Relatório Nacional de Emprego da ADP mostrou na quarta-feira criação de apenas 374 mil empregos no setor privado em agosto. O relatório, no entanto, tem um histórico ruim de previsão da criação de vagas no setor privado no relatório de emprego do Departamento do Trabalho, que é mais abrangente e observado de perto.

De acordo com pesquisa da Reuters com economistas, a criação de empregos fora do setor agrícola foi de provavelmente 750 mil postos de trabalho no mês passado, após abertura de 943 mil vagas em julho.

“Esperamos que o relatório de empregos mostre que a economia continuou criando empregos em um ritmo rápido em agosto, desafiando os surtos da variante Delta da Covid-19 em todo o país”, disse Julia Pollak, economista-chefe da ZipRecruiter.

Deixe um comentário

WordPress Ads