Economia Religião

Papa Francisco diz que fiéis têm dever de pagar impostos

ANSA – Durante o Angelus deste domingo (18), o papa Francisco falou sobre a passagem bíblica em que Jesus é questionado sobre o pagamento de impostos e taxas aos governos e que expôs “a hipocrisia de seus adversários“.

Ao ler o Evangelho e contextualizá-lo, o Pontífice destacou que, como naquele tempo pagar taxas era algomal visto“, os “adversários” queriam colocar Jesus em contradição, ao que ele respondeu “deem a César, o que é de César, e a Deus o que é de Deus“.
Com essa resposta, Jesus se colocou acima das polêmicas. De uma parte, reconhece que o imposto a César deve ser pago – também para todos nós hoje, as taxas devem ser pagas – porque a imagem na moeda é a dele. Mas, sobretudo, lembra que cada pessoa traz consigo uma outra imagem – a que carregamos no coração, na alma -: aquela de Deus, e portanto é a Ele, e apenas a Ele, que qualquer um é devedor da própria existência, da própria vida”, disse aos presentes.

Para o líder católico, “Jesus não mostra só o critério de distinção entre a esfera política e a esfera religiosa, mas emergem orientações para a missão dos crentes de todos os tempos, também para nós hoje“.

Pagar os impostos é dever dos cidadãos, bem como a observância das leis justas do Estado. Ao mesmo tempo, é necessário afirmar a primazia de Deus na vida humana e na história, respeitando o direito de Deus a quem lhe pertence“, concluiu. .

Deixe um comentário

WordPress Ads