Economia

As lições de Flávio Augusto para quem quer empreender do zero

InPor – Stéfani Inouye

“Às vezes, começar seu negócio não é necessariamente abrir um CNPJ, é elaborar um plano que vai te ajudar a acumular capital sufi ciente para montar seu negócio lá na frente”. Segundo Flávio Augusto, fundador da escola de idiomas Wise Up, o segredo para começar um negócio do zero está no planejamento. “É importante planejar para saber em quanto tempo seu negócio atingirá o ponto de equilíbrio e de quanto capital de giro você precisará dispor para poder manter esse negócio até ele começar a dar lucro”, afirmou Flávio. As lições de Flávio Augusto foram compartilhadas hoje, em uma live às 5h06 da manhã no Instagram de Thiago Nigro, o Primo Rico.

O encontro entre Nigro e Flávio Augusto foi a 16ª de uma série de 21 lives às 5h06 minutos, batizada de Desafio do Mil ao Milhão. Flávio Augusto afirmou que se preparar para diferentes cenários que você poderá enfrentar ao começar um negócio é fundamental. “Você precisa ter um plano que considere um cenário em que tudo está dando certo, um outro mais conservador e um terceiro com muita coisa dando errado. Quanto mais preparado você estiver, menos chance de erro você terá, e, consequentemente, menos chance de perder dinheiro também”, disse ele.

Fundada em 1995, a Wise Up é uma das maiores escolas no segmento de idiomas do país e conta com uma rede de mais de 800 franquias no mundo. Segundo Flávio, seu negócio só conseguiu atingir o tamanho que tem hoje após ele ter aprendido o verdadeiro conceito de liderança. “Um verdadeiro líder delega as coisas. Quando você começa a produzir por meio de outras pessoas, é como se você estivesse multiplicando seu tempo”, afirma. No entanto, Flávio também alerta sobre atitudes que caracterizam um bom líder. “Você precisa liderar dando o exemplo. Não adianta você exigir coisas de todo mundo, sendo que você mesmo não é uma referência no que produz”, disse ele.

VISÃO DE CRESCIMENTO

Thiago Nigro e Flávio Augusto conversam durante live do Primo Rico Além da Wise Up, Flávio também é dono do time de futebol Orlando City, que faz parte da liga norte-americana. Ele comprou o clube em 2013, mesmo ano em que vendeu a escola de idiomas por 877 milhões de reais.

Cerca de três anos depois, Flávio recomprou a Wise Up por 398 milhões de reais e prometeu tornar a empresa ainda maior do que quando a vendeu. Quando o assunto é empreendedorismo e elevar o tamanho de seu negócio, Flávio reforça a importância de manter o pensamento de voltado para o capital. “O grande erro de muitos empresários é esquecer de manter o pensamento voltado para a valorização progressiva da empresa depois que o negócio já está em andamento. Ele esquece de criar um plano orientado para o valuation da sua empresa e fica com uma mentalidade de empregado, que se concentra apenas no quanto ele consegue tirar por mês de lá”, afirma.

Segundo ele, o próximo passo que todo empreendedor deveria dar depois que seu negócio atinge um determinado tamanho é continuar investindo na própria empresa. “Você precisa se manter concentrado na valorização do seu capital. Onde você precisa investir para que ele dobre de tamanho? Que atitudes você precisa tomar para chegar lá?”, questiona.

QUESTÃO DE DISCIPLINA

Durante a live, Flávio ainda contou que não costumava ser uma pessoa disciplinada, mas teve que aprender a ser para que seu negócio pudesse caminhar. “Eu sempre fui muito rebelde, mas, quando juntei meu propósito de vida com meus objetivos profissionais, ficou mais fácil encontrar razões para aprender a ter mais disciplina”, conta ele. “É muito legal quando você une motivos que não necessariamente estão ligados ao seu negócio aos objetivos profissionais. Então, pensar nos seus filhos ou nos filhos que você ainda não tem, mas deseja ter, no projeto social que você quer ajudar… essas coisas ajudam a manter a força”, disse. Segundo ele, apesar das dificuldades que um empreendedor enfrenta ao longo de sua trajetória, o importante é sempre aprender com os próprios erros. “É legal tentar não errar? Lógico. Mas, caso você erre, aprenda com esse erro e evolua. A vida é assim, os negócio”.

Deixe um comentário

WordPress Ads