Cultura Saúde

SOS da Vida – Reciprocidade – Parte I

Eliana Pereira Ignacio

Olá, meus caros leitores, hoje venho falar de um tipo especial de troca ou acordo firmado entre duas pessoas ou, de forma resumida um ato de dar e receber. Estou falando de reciprocidade. Uma forma recíproca de corresponder seja a um elogio ou a uma crítica Em suma ao dizer que a recíproca é verdadeira, refere-se, que aquilo que foi dito também se aplica a quem falou.

O ato de retribuir faz com que se crie um laço positivo com outras pessoas e isso vale para qualquer tipo de relação, seja pessoal ou profissional. A frase bastante conhecida, que diz “gentileza gera gentileza” resume com maestria o que é reciprocidade e como ela pode ser benéfica para a sua vida em todos os sentidos. Quando um indivíduo direciona um gesto positivo a alguém e é retribuído, cria-se uma conexão, que faz com que a relação passe a ser guiada pela bondade, pelo respeito e pela gratidão.

Segundo, Abram Maslow, psicólogo norte americano, criador da Hierarquia das Necessidades Humanas, constatou em suas pesquisas que o reconhecimento é um fator de grande impacto na realização do ser humano. Partindo dessa premissa torna-se possível afirmar que ao receber um elogio, um presente ou qualquer outro gesto e carinho vindo de alguém, traz felicidade.

A reciprocidade é transformadora e cria uma relação de empatia e confiança entre os seres humanos e um ciclo de abundância que alimenta a corrente do bem. Um ponto bastante importante a ser considerado, é que a principal Lei da Reciprocidade diz que os gestos devem ser completamente espontâneos e sem segundas intenções.

Para isso, basta que retribua algo de bom que alguém lhe fizer da maneira que estiver ao seu alcance e o faça de coração, sem desejar obter qualquer tipo de vantagem. Vale lembrar que existem situações em que a retribuição não virá, pode demorar ou nunca acontecer, então, evite criar expectativas e mantenha o foco apenas nas suas boas ações. Existem vários benefícios ao desenvolver o hábito de reciprocidade, hoje gostaria de convidá-los a descobrir os inúmeros benefícios que esse hábito pode trazer à sua vida. Quando se empenhar em fazer o bem, mesmo que a pessoa que recebeu a sua ação não retribua, tenha a certeza de que, de alguma forma, o universo irá retribuir, pois você está alimentando uma importante corrente de energia positiva. Cerque-se do bem, tenha atitudes produtivas e verá como sua vida irá mudar para melhor.

Basta praticar os principais benefícios que poderá obter ao adotar o hábito de agir com reciprocidade:

  • Ao fazer o bem sem olhar a quem, exercitar sua bondade e sua vontade de ajudar, está contribuindo para um mundo melhor.
  • Criar ambientes mais positivos para si e para as pessoas ao seu redor, onde a gentileza, o respeito, a boa vontade e a compaixão reinam e você pode viver em paz com os seus amigos, familiares e colegas de trabalho.
    Aprender a retribuir o bem que as pessoas lhe fazem de maneira natural.
  • Quando também precisar de ajuda, terá grandes chances de receber auxílio de alguém para quem já tenha feito algo de bom, pois o sentimento de gratidão caminha junto com o de reciprocidade.
  • Ser reconhecida como uma pessoa do bem e que tem atitudes positivas no âmbito profissional e que sempre está disposta a ajudar.
  • Passar um exemplo positivo para a sociedade de que ser gentil, solícito e generoso é sempre o melhor caminho.
    Quem faz o bem, faz o bem para si mesmo, pois sente uma profunda paz de espírito. Todo ser humano deveria desenvolver o sentimento de empatia para com o próximo.

Esses são apenas alguns exemplos, pois os benefícios de se deixar guiar pela reciprocidade são inúmeros e irão te ajudar a se relacionar com as outras pessoas de uma forma muito mais satisfatória. A reciprocidade é poderosa, aproxima as pessoas, as leva a compartilhar sentimentos, apoio, conhecimento, gratidão. Como é bom demonstrar carinho por alguém e perceber que é recíproco isso faz bem para a alma, pois fortalece nosso sentimento de pertencer. Os benefícios podem ser percebidos nos relacionamentos, nos negócios e na forma com a qual as pessoas envolvidas se sentem.

Sabe aquela expressão que diz que colhemos aquilo que plantamos? É exatamente assim que acontece com a reciprocidade. Cabe a você decidir como será a sua colheita, e, claro, eu espero que seja sempre farta, com frutos positivos e cheia de luz.

Portanto temos um encontro marcado para lermos juntos – Reciprocidade parte II. – Até a próxima semana!

Eliana Pereira Ignacio é Psicóloga, formada pela PUC –
Pontifícia Universidade Católica – com ênfase em Intervenções Psicossociais e
Psicoterapêuticas no Campo da Saúde e na Área Jurídica; especializada em
Dependência Química pela UNIFESP Escola Paulista de Medicina em São Paulo
Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas, entre outras qualificações. Mora em
Massachusetts e dá aula na Dardah University. Para interagir com Eliana envie um
e-mail para epignacio_vo@hotmail.com ou info@jsnewsusa.com 

Deixe um comentário

WordPress Ads